A Justiça Eleitoral determinou que o prefeito de Lucas do Rio Verde (350 km de Cuiabá) e candidato à reeleição, Luiz Binotti, retire do programa eleitoral gratuito uma montagem que fere a imagem de seu principal oponente, Miguel Vaz (Cidadania). A decisão foi proferida na noite deste sábado (7) pelo juiz Cristiano Fialho.
Além condenar Binotti a tirar imediatamente a montagem do ar, Fialho determinou que o candidato respeite a legislação eleitoral e não use mais montagens, associando recursos de áudio, vídeo e imagem para fazer trucagem ou ridicularizar o concorrente. Para o caso de descumprimento, foi arbitrada multa de R$ 100 mil.
Desde segunda-feira (2), o programa eleitoral tem sido alvo de várias decisões judiciais desfavoráveis por conta de conteúdos considerados ilegais pela Justiça, como o uso de pesquisas embargadas e a associação do candidato adversário a crimes sem provas ou praticados por terceiros.
Na sexta-feira (6), durante a noite, foi ao ar uma montagem, na qual uma foto de Miguel Vaz (Cidadania) era colocada a esquerda, acompanhado de um áudio e do lado direito, a imagem de uma criança, muito usado em materiais satíricos na Internet, rindo.
Por três vezes, a montagem foi ao ar, sendo a última vez na noite deste sábado a (7), uma hora após a decisão judicial ser proferida.
Fonte: Assessoria