A seleção brasileira de basquete masculino derrotou o Panamá por 77 a 71 no início da tarde desta sexta-feira (27), no retorno das das eliminatórias da AmeriCup (Copa América de Basquete Masculino). A partida, válida pela terceira rodada do Grupo B, ocorreu no ginásio do Obras Basket, em Buenos Aires (Argentina).
Mesmo com um quinteto bastante jovem, formado por Yago, Lucas Dias, Gui Carvalho, Rafael Mineiro, e Georginho, a equipe brasileira comandada pelo croata Alexandar Petrovic se manteve praticamente todo o período na frente do placar. Os dois primeiros quartos foram os mais equilibrados. Até que, na terceira parcial, a seleção abriu 15 pontos à frente do Paraguai.
No último período, sustentou a vantagem e conseguiu administrar o placar. O cestinha e grande destaque da partida foi o armador Caio Pacheco. Vindo do banco, o estreante na seleção principal terminou o jogo com 17 pontos, quatro assistências, três roubos de bola e eficiência de 17.
Nosso destaque na vitória sobre o Panamá vai para @CaioPacheco09! Parabéns pela estreia com a Amarelinha! #QuantoMaisBasqueteMelhor pic.twitter.com/nY12Xn2s0k
— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) November 27, 2020
Outros três jogadores – Gui Carvalho, Lucas Dias e Lucas Mariano – anotaram 12 pontos cada um. Gui conseguiu um duplo-duplo e ainda salvou dez rebotes.
A seleção brasileira volta à quadra amanhã (28), às 13h10 (horário de Brasília), contra o Paraguai, também no ginásio do Obras Basket. Além do Brasil e Panamá, o grupo B tem Paraguai e Uruguai. Os três melhores se classificam. A equipe nacional lidera a chave, com três vitórias e 100% de aproveitamento .
A quarta e última rodada das eliminatórias será em fevereiro, quando a seleção enfrentará Panamá e Paraguai. A AmeriCup, que ocorreria este ano, foi adiada para 2021, por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19). A competição é clasificatória para o Pan de Santiago (Chile), em 2023.
Edição: Cláudia Soares Rodrigues
Fonte: Juliano Justo – Repórter da TV Brasil e Rádio Nacional – São Paulo
Crédito de imagem: © Fiba Américas/AmeriCup/Direitos reservados