Servidores da Desenvolve MT participam de palestra sobre câncer de próstata

0
112
Servidores da Desenvolve MT posam para a foto com a médica Luciana Jorge após a palestra Novembro Azul - Foto por: Assessoria

‘’É preciso falar sobre a saúde do homem. É assunto do ano todo.’’ Ressalta a médica radiologista, Luciana Jorge, no início de sua palestra Novembro Azul, realizada nesta quarta-feira (18.11), aos servidores da Agência de Fomento de Mato Grosso – Desenvolve MT.

Durante 30 minutos, a médica destacou a importância de conscientizar os homens sobre a saúde masculina, com ênfase na prevenção e no diagnostico precoce do câncer de próstata.

A médica explica também que, o câncer de próstata, devido a sua alta incidência é considerado o principal câncer masculino. No mundo é o tumor mais comum em homens acima dos 50 anos.

É o segundo mais frequente nos homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima-se encerrar o ano de 2020 com mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata.

“Homens raramente fazem consultas preventivas. Ele só vai ao médico quando está sentindo um desconforto grande, essa postura precisa mudar’’, enfatiza Luciana Jorge.

A prevenção é sempre o melhor caminho para estar com a saúde em dia. Como é o caso do servidor da Desenvolve MT, Pedro Machado Miranda. “Perdi meu pai e meu irmão muito jovem por infarto, já tivemos casos na família de câncer de próstata. Todos os anos eu faço meu check-up médico como forma de me prevenir e me cuidar’’, explica Pedro.

Segundo a palestrante, não existe mistério para cuidar da saúde, a prevenção ocorre na consulta anual com o médico urologista que deve começar aos 50 anos para todos os homens. Porém nos afrodescendentes de que tiverem histórico familiar de câncer de próstata a prevenção deve se iniciar aos 45 anos.

Médica radiolista Luciana Jorge durante a palestra de prevenção ao câncer de próstata. 

Fonte: Livia Rabani Desenvolve MT
Crédito de imagem: Servidores da Desenvolve MT posam para a foto com a médica Luciana Jorge após a palestra Novembro Azul – Foto por: Assessoria