“Moro no interior de São Paulo e lá não tem esse sistema”, diz paciente atendida pelo Centro de Triagem

0
54
Rosicleia Alves Venâncio, residente do estado de São Paulo, passou pelo Centro de Triagem da Covid-19 nesta terça-feira - Foto por: Christiano Antonucci | Secom

“Eu moro no interior de São Paulo e lá não tem esse sistema, eu achei muito interessante. Um espaço gigantesco deste atendendo a um número imenso de pessoas. Fui atendida com tanta rapidez, para mim foi muito bom”. Essa foi a avaliação feita pela dona de casa Rosicleia Alves Venâncio, residente do estado de São Paulo, que passou pelo Centro de Triagem da Covid-19 nesta terça-feira (29.12).

Há cerca de sete dias, a paciente teve contato com uma pessoa diagnosticada com a doença e, recentemente, apresentou sintomas como cansaço, tosse e febre. “Eu vim visitar o meu pai [em Cuiabá] e resolvi fazer o teste. Achei que eu fosse passar o dia todo aqui, mas o atendimento foi muito rápido. Cheguei cedo e fui bem atendida”.

Rosicleia integra as mais de 80 mil pessoas já atendidas pela unidade nos últimos cinco meses. Entre os dias 22 de julho e 28 de dezembro, o Centro de Triagem da Covid-19, que funciona na Arena Pantanal, já realizou cerca de 85 mil atendimentos e entregou 38.217 medicamentos aos pacientes que obtiveram prescrição médica.  

O profissional autônomo Paulo Fernandes dos Santos também passou pela triagem após a manifestação de sintomas como febre e dor nas costas; ele avaliou como excelente o atendimento na Arena Pantanal. “Eu sou do grupo de risco, tenho diabetes, pressão alta e outras enfermidades. O atendimento [do Centro de Triagem] é nota mil, superou as minhas expectativas. Meu filho também teve e passou por aqui, está em isolamento”, disse.

Do total de atendimentos já realizados, 13.703 pessoas testaram positivo para coronavírus, 46.438 obtiveram o resultado negativo e 25.514 casos foram considerados suspeitos da Covid-19. Além disso, o Centro de Triagem já realizou 6.235 tomografias em 137 dias acumulados.

O senhor aposentado Francisco Lima da Silva, de 67 anos, foi diagnosticado com Covid-19 e apresentou sintomas há mais de 10 dias. Ele passou pelo Centro de Triagem para monitorar o estágio da doença. “Fiz o exame de tomografia, passei por consulta médica e está tudo beleza. Me falavam do atendimento daqui, mas eu não sabia que atendia bastante gente de forma tão rápida. O atendimento é nota dez, fui muito bem atendido”.

Após passar pelo circuito de triagem, o paciente reforçou a importância do repouso durante a recuperação e enfatizou a necessidade do distanciamento social neste período de final de ano. “Vamos nos manter em repouso e isolamento, sem aglomerações. Acho que cada um de nós deve ter o máximo de cuidado”, alertou.

Já Antônio Alves de Souza, também aposentado, foi até a Arena para avaliar se está com a Covid-19 ou se já tem o anticorpo do vírus. “Vim ver se eu tinha algum sintoma leve, porque temos que correr atrás, né? Passei pelo médico e fui bem recebido. Maravilha de atendimento”.

O coordenador administrativo do Centro de Triagem, Ênio de Souza, ressaltou que o serviço da unidade segue disponível para a população. “Nesta semana, batemos o recorde de atendimento; foram 889 atendimentos em um só dia. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, com a liberação de 900 senhas por dia. Estamos trabalhando muito para atender a população neste momento”.

Funcionamento no feriado de ano novo

O Centro de Triagem Covid-19 funcionará normalmente nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, com a distribuição de 900 senhas virtuais e presenciais por dia.

Desta forma, na quinta-feira e sexta-feira (31 e 01.12), haverá a entrega das 400 senhas presenciais, das 6h às 6h45. Já o usuário com acesso à internet poderá retirar a senha de atendimento pelo site triagem.mt.gov.br, sendo 500 senhas disponíveis diariamente. 

Para casos graves do coronavírus, as referências continuam sendo as unidades da Atenção Primária, que regulam pacientes para os Hospitais de Referência no tratamento da Covid-19.

Fonte: Ana Lazarini SES-MT
Crédito de imagem: Rosicleia Alves Venâncio, residente do estado de São Paulo, passou pelo Centro de Triagem da Covid-19 nesta terça-feira – Foto por: Christiano Antonucci | Secom