Alunos da Escola Plena Coronel Antônio Paes de Barros, localizada no município de Colíder (650 quilômetros ao norte de Cuiabá) desenvolveram história em quadrinhos em língua inglesa. Para que o projeto obtivesse êxito, os alunos do ensino fundamental, com a mediação e colaboração dos professores Antonio Marlon de Lima Ferreira, Josiane Aparecida Oliveira e Max José Pereira, desenvolveram a disciplina eletiva “Reciclar? Let’s Go”. Como se trata de um trabalho interdisciplinar, além da língua inglesa, o projeto envolveu as disciplinas de ciências e matemática.
A disciplina eletiva é integrante da parte diversificada do currículo da escola de tempo integral, cujo objetivo é potencializar as disciplinas da Base Comum, visando o protagonismo dos estudantes.
Segundo a professora Tatiana Andrea Geram, uma das idealizadoras dos trabalhos, o projeto envolveu todas as turmas do ensino fundamental, de 6º, 8º e 9º ano, totalizando cerca de 60 estudantes, que realizaram as atividades online.
Mesmo com atividades não presenciais, os alunos tiveram o cuidado com o meio ambiente, reutilização de material e consciência quanto ao correto descarte do lixo caseiro, no contexto da pandemia.
Para a produção da história em quadrilhos, alguns alunos de cada turma se dispuseram a produzir o enredo, tirar as fotos e utilizar o aplicativo Comica para produção final do trabalho, mediado pelos professores.
“A culminância (parte final do projeto) foi a elaboração de uma Comic Strip (história em quadrinhos), em língua inglesa, com a temática voltada ao meio ambiente”, salienta a professora.
No entendimento de Tatiana Andrea, o projeto foi de suma importância para que os discentes desenvolvessem a consciência ambiental, o protagonismo estudantil, o trabalho em equipe, potencializando habilidades concernentes às disciplinas de língua inglesa, ciências e matemática, e, também, exercitando a prática de autoria de texto por meio da tecnologia.
Fonte: Adilson Rosa Seduc MT
Crédito de imagem: Alunos interpreta uma história em quadrinhos em inglês – Foto por: Divulgação