No mês de dezembro, a Caixa Econômica Federal iniciou os pagamentos do Bolsa Família através das contas poupança social digital, e podem ser recebidas pelo Caixa Tem. A ferramenta tem sido usada pelo governo para o pagamento do auxílio emergencial, e passa a incluir os saques do FGTS.
De acordo com a Caixa, a decisão de utilizar a poupança digital pelo Bolsa Família tem como principal finalidade incluir cerca de 9 milhões de pessoas nos serviços financeiros. Estes, sem vínculo com instituições bancárias, tinham dificuldades na solicitação de serviços como empréstimos.
Como receber o Bolsa Família pelo Caixa Tem?
A Caixa é responsável por gerar os cadastros dos usuários para o Bolsa Família. Portanto, o beneficiário deve baixar o aplicativo e inserir os dados de acesso para confirmar o vínculo. Assim:
- Baixe o aplicativo e abra na página inicial;
- Preencha o formulário com os dados como nome completo, data de nascimento, número de celular e CPF;
- O aplicativo pedirá autorização para enviar um código que confirme os registros, por meio de um SMS, e deve ser digitado no aplicativo;
- Por fim, basta gerar a senha de acesso individual.
Calendário de abertura da conta
A abertura de contas digitais para pagamento do Bolsa Família será de forma gradual. Dessa forma, confira o calendário para a abertura da conta poupança social digital:
- Dezembro: beneficiários com NIS finais 0 e 9;
- Janeiro: beneficiários com NIS finais 6, 7 e 8;
- Fevereiro: beneficiários com NIS finais 3, 4 e 5;
- Por fim, em março: beneficiários com NIS finais 1 e 2, e GPTE (Grupos Populacionais Tradicionais Específicos, que incluem indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares, assentados, acampados e pessoas em situação de rua).
Fonte: CDI
Informação de imagem: (Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr/reprodução)