Uma turma de 63 condutores socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) formou nesta sexta-feira (18.12) em direção defensiva e evasiva. Os profissionais foram capacitados em novembro deste ano com objetivo de melhorar o desempenho e a segurança no transporte de vítimas socorridas pelo Samu.
Durante a solenidade de formatura, os profissionais homenagearam autoridades políticas locais, a família do socorrista Euzébio Bustamente, que veio a óbito após complicações ocasionadas pela Covid-19, além de outros trabalhadores que atuam no combate ao novo coronavírus e sindicalista.
Conforme o coordenador do Samu, Weldo Ferreira Dos Santos, o objetivo foi formar uma equipe que compõe o efetivo do serviço de motolância em Várzea Grande, ampliando, dessa forma, a abrangência do trabalho que estava disponível somente em Cuiabá. O curso também visou aprimorar o serviço de condutores socorrista de veículos tradicionais (carro).
A capacitação contou com o apoio técnico de miliares dos Batalhões da Rotam, do Raio (policiamento de moto da PM) e de servidores da Guarda municipal. “Por meio da qualificação, haverá a redução do tempo de resposta e a otimização do emprego de viaturas”, avalia o coordenador.
Durante a programação das aulas, os formandos obtiveram conhecimento nas áreas de legislação de trânsito, teoria de iniciação à prática de condução e pilotagem em defensiva e evasiva com veículo de trabalho e atendimento pré-hospitalar.
Fonte: Rose Velasco SES-MT
Crédito de imagem: Capacitação de socorristas do Samu – Foto por: Secom