Craques da Saúde tem mais duas ambulâncias entregues no domingo de Brasileirão

0
110

O domingo de Brasileirão foi de mais duas entregas de chaves simbólicas do Craques da Saúde. Em São Paulo x Sport, os capitães participaram da cerimônia de entrega de uma ambulância para a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, enquanto em Atlético-MG x Internacional a doação foi destinada ao Hospital Estadual Lousite Ferreira da Silva, do Mato Grosso. 

O Craques da Saúde é um projeto da CBF que prevê, ao todo, a doação de 27 ambulâncias do modelo FIAT FIORINO para hospitais de todo o país. O objetivo é valorizar e reconhecer o esforço de todos os profissionais que têm trabalhado na linha de frente do combate à pandemia do coronavírus. Nos jogos do Brasileirão, os capitães das duas equipes fazem parte da ação, que entregará um novo veículo para o hospital que mais recuperou pacientes de covid de cada unidade federativa do Brasil.

A entrega da chave, que é feita antes de jogos do Brasileirão Assaí, é uma cerimônia simbólica que antecede a doação. As ambulâncias efetivamente serão entregues diretamente nas cidades onde estão localizadas as unidades de saúde contempladas, em cerimônias que serão organizadas pelas Federações Estaduais de futebol correspondentes, após vencidas as etapas relativas à documentação e transferência do veículo.

A primeira chave a ser entregue no domingo foi no Estádio do Morumbi, no duelo entre São Paulo e Sport. Representante da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, o doutor Bruno Mendes Carmona exaltou a iniciativa da CBF em abraçar os profissionais de saúde nessa missão. A unidade recuperou 836 pacientes que estiveram internados com quadros de coronavírus desde o início da pandemia.

“Nesse momento de pandemia, está sendo fundamental o apoio da CBF. O futebol é uma paixão nacional e os profissionais da saúde precisam muito dessa ajuda para atender a população. Essa doação facilita o atendimento e a busca de pacientes internados que, muitas vezes, precisam de transporte para fora do hospital para realização de alguns exames ou quando estão em outras unidades e precisam vir ao nosso hospital para internar”, explicou Bruno.

Capitães de São Paulo e Sport participam da cerimônia de entrega de uma ambulância para a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará

Capitães de São Paulo e Sport participam da cerimônia de entrega de uma ambulância para a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará
Créditos: Lesley Ribeiro/CBF

Depois, foi a vez do Hospital Estadual Lousite Ferreira da Silva, do Mato Grosso, ser homenageado com a doação no jogo entre Atlético-MG e Internacional, em Belo Horizonte. O responsável pela unidade de saúde, doutor Nabih Fares, foi quem recebeu a chave simbólica, que foi apresentada por Rodrigo Dourado e Réver.

As entregas das chaves devem são comumente realizadas em partidas nos estados onde ficam cada uma das unidades de saúde. No caso de estados que não tenham representantes no Brasileirão Assaí, a entrega simbólica será realizada em jogos definidos pela CBF.

Capitães de Internacional e Atlético-MG participam da cerimônia de entrega de uma ambulância para o Hospital Estadual Lousite Ferreira da Silva, do Mato Grosso

Capitães de Internacional e Atlético-MG participam da cerimônia de entrega de uma ambulância para o Hospital Estadual Lousite Ferreira da Silva, do Mato Grosso
Créditos: Bruno Cantini/ CAM

Sobre o Craques da Saúde

O Craques da Saúde é um projeto da CBF que doará 27 ambulâncias a unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) de todas as Unidades Federativas (UF) do país. Os hospitais públicos com o maior índice de pacientes recuperados da Covid-19 de cada estado ganharão as ambulâncias. As entregas simbólicas serão realizadas em jogos do Brasileirão Assaí e fazem parte de um agradecimento da CBF, da FIAT e de toda a comunidade do futebol brasileiro a estes Craques da Saúde.

A FIAT FIORINO AMBULÂNCIA é equipada com itens de série específicos para o transporte seguro e rápido de pacientes. O veículo conta com adaptações especiais para este uso, como maca retrátil e suporte para cilindro de oxigênio e soro plasma e armário superior, teto e piso em ABS (que permite rápida e fácil higienização), entre outros dispositivos.

Fonte: CBF
Crédito de imagem: Créditos: Bruno Cantini/ CAM