A chefe do cartório da 21ª Zona Eleitoral em Lucas do Rio Verde, e que é responsável por Tapurah e Itanhangá, Marcela Ramalho Muniz confirmou, que o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, de Tapurah, Carlos Alberto Capeletti e de Itanhangá, Edu Pascoski, serão diplomados no próximo dia 18, bem como os vice-prefeitos e vereadores eleitos. Três suplentes de vereador de cada cidade também participam do ato. A diplomação é o ato em que a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito e está apto a tomar posse no cargo.
“A princípio está prevista para ser de forma simples, sem festividade. A ideia é que seja realizada por meio do sistema diplomaNet, em que o juiz comparece no Cartório Eleitoral, com a equipe e realiza a assinatura digital do diplomas. Após a assinatura digital, os eleitos podem no site do TRE retirar o seu diploma, imprimindo diretamente de sua casa ou qualquer lugar que estiverem. A ideia é não realizar a cerimônia, nem por videoconferência”, explicou.
De acordo com Muniz, é necessário que os candidatos realizem a prestação de contas da campanha até o dia 15. “O candidato eleito, ou até a 3ª colocação de suplente, que não realizar a sua prestação de contas não poderá ser diplomado. É importante que se antecipem”. “Os outros suplentes e candidatos não eleitos devem prestar contas a partir do dia 7 de janeiro até 8 de março”, destacou.
Para a entrega presencial da prestação de contas no cartório eleitoral, é necessário realizar o agendamento por telefone. “Todo Brasil estará recebendo essa prestação até o dia 15 de dezembro, então é importante que os candidatos não deixem para o último dia. Fizemos oficio e enviamos aos advogados, contadores, partidos, coligações, lembrando da necessidade de agendamento para entrega”, completou.
Conforme Só Notícias já informou, em Sinop a diplomação também será no dia 18, às 9h. 15 vereadores eleitos, três suplentes, além de prefeito e vice serão diplomados na ocasião
Só Notícias/Luan Cordeiro e Altair Anderli, de Lucas do Rio Verde (foto: arquivo/assessoria)