Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Série C: Brusque-SC, Ituano-SP, Londrina-PR e Ypiranga-RS garantem vaga na próxima fase

O sábado (5) foi de muitas definições na Série C do Brasileiro. Pela 18ª e última rodada da primeira fase, dez partidas foram realizadas e decretaram os classificados e rebaixados na competição. Pelo Grupo B, Ypiranga-RS, Ituano-SP, Londrina-PR e Brusque-SC asseguraram suas vagas na segunda fase e se juntaram a Santa Cruz-PE, Remo-PA, Vila Nova-GO e Paysandu-PA, que já haviam garantido a qualificação anteriormente pelo Grupo A.

Na parte de baixo da tabela, Treze-PB e São Bento-SP tiveram o rebaixamento para a Série D confirmado e se somam a Imperatriz-MA e Boa-MG.

Com isso, já estão definidos os grupos para a segunda fase. O Grupo C será composto por Santa Cruz, Ituano, Vila Nova e Brusque. Por sua vez, Ypiranga, Remo, Londrina e Paysandu compõem o Grupo D. Veja os detalhes de todos os jogos da última rodada:

+ Confira a tabela completa da Série C!

Grupo A

Botafogo-PB 1 x 1 Treze-PB



Botafogo-PB empatou com o Treze, se garantiu na Série C e rebaixou rival
Créditos: Paulo Cavalcanti/Botafogo-PB

Após 90 minutos de muita tensão no Clássico Tradição, Botafogo-PB e Treze empataram em 1 a 1 no Almeidão, em João Pessoa (PB). O resultado decretou a permanência do Belo na Série C e o rebaixamento do Galo para a Série D. O primeiro tempo começou estudado, mas as duas equipes foram se soltando aos poucos e o Galo da Borborema abriu o placar: aos 38, Gilvan cruzou da direita e achou Neto Baiano, que desviou para o fundo da rede. Os mandantes quase igualaram nos acréscimos, mas Ramon carimbou a trave.

Na etapa final, o Belo seguiu tomando a iniciativa do confronto e conseguiu chegar ao empate aos 22 minutos, em gol de David Batista após passe de Marcos Aurélio. O Treze passou a tentar atacar na base do coração e levou perigo aos 45, mas Felipe defendeu a finalização de Edson Carioca. O Botafogo segurou a igualdade até o fim e pôde comemorar a permanência na Série C.

Com o resultado, o Belo terminou com 20 pontos, na oitava posição. O Treze veio logo abaixo, com 19 pontos e a nona colocação.

Remo-PA 0 x 0 Paysandu-PA



Clássico Re-Pa pela 18ª rodada da Série C terminou sem gols
Créditos: Fernando Torres/AGIF

No Mangueirão, em Belém (PA), Remo e Paysandu fizeram um clássico Re-Pa sem muita emoção e empataram em 0 a 0. A primeira jogada de perigo só saiu aos 30 minutos da etapa inicial, em finalização na trave de Victor Feijão, do Papão. O segundo tempo seguiu igualmente estudado e os dois times pouco chutaram. Na única chegada do Leão, Salatiel furou dentro da área.

Com o resultado, o Remo terminou a primeira fase na vice-liderança do Grupo C, com 31 pontos. O Paysandu terminou na quarta colocação, com 29. Os dois times estão no mesmo grupo na próxima fase.

Santa Cruz-PE 3 x 3 Ferroviário-CE



Santa Cruz e Ferroviário fizeram jogaço de seis gols pela Série C
Créditos: Paulo Paiva/AGIF

O jogo não valia nada em termos de classificação e rebaixamento, mas Santa Cruz e Ferroviário fizeram um jogaço de seis gols no Arruda, em Recife (PE). No fim, empate em 3 a 3, com todos os tentos marcados no segundo tempo após uma etapa inicial morna – apesar do domínio do Tricolor.

O Tubarão da Barra abriu o placar aos sete da etapa final, em cobrança de pênalti de Willian Lira no centro do gol. Foi dele também o segundo da equipe cearense, aos 14 minutos. No entanto, o Santa não desistiu e diminuiu aos 16, em desvio de cabeça de Célio Santos. Logo depois, aos 20, Caio Mancha deixou tudo igual. A recuperação do Tricolor continuou e culminou na virada, em finalização com esforço de Chiquinho aos 29. Porém, o Ferrão não se abalou com os três gols em sequência e buscou novamente o empate: aos 38, Júnior Batista aproveitou rebote e deu números finais ao confronto.

O Santa Cruz já havia confirmado a liderança do grupo e terminou a primeira fase com 37 pontos. Por outro lado, o Ferroviário encerra sua participação na Série C deste ano com 23 pontos e a sétima posição na tabela.

Vila Nova-GO 1 x 0 Jacuipense-BA

Jogando no Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia (GO), o Vila Nova fez valer o fator casa e venceu o Jacuipense por 1 a 0. Depois de um primeiro tempo equilibrado, o Tigre buscou um pouco mais o ataque na etapa final, teve as melhores chances e chegou ao gol do triunfo aos 35 minutos, quando o estreante Maurinho recebeu cruzamento em cobrança de falta e testou para a rede.

A vitória fez o Vila subir uma posição na última rodada. Com isso, o Tigre terminou a primeira fase no terceiro lugar, com 31 pontos. O Jacuipense dá adeus a Série C deste ano com 24 pontos e na sexta colocação.

Imperatriz-MA 1 x 2 Manaus-AM

Em um jogo bastante movimentado no estádio Frei Epifânio, em Imperatriz (MA), o Manaus virou para cima do Imperatriz e venceu por 2 a 1. A equipe manauara começou na pressão, mas foi o Cavalo de Aço que abriu o placar aos 18 minutos: após tabela com Judson, Reginaldo Jr. tocou na saída do goleiro e correu para o abraço. O Gavião seguiu com o ímpeto ofensivo e teve pelo menos cinco boas oportunidades de empatar antes do intervalo, incluindo finalização na trave de Rossini, mas esbarrou na má pontaria.

Porém, sobrou na segunda etapa o que faltou na primeira. Logo aos cinco minutos, Rennan cabeceou, o goleiro Jairo deu rebote e o próprio Rennan completou para a rede, empatando o jogo. Aos sete, a zaga maranhense cochilou e a bola ficou com Paulinho Simonato, que bateu forte e contou com desvio para virar. Os dois times mantiveram o ritmo ofensivo e tiveram várias chances de construir um placar mais polpudo, mas não conseguiram marcar.

Com a vitória, o Manaus terminou a Série C deste ano com 26 pontos e a quinta posição do Grupo A. O Imperatriz, que já havia sido rebaixado para a Série D, terminou com apenas um ponto e chegou ao 17º revés seguido.

Grupo B

Criciúma-SC 2 x 2 Brusque-SC



Brusque empatou com o Criciúma em 2 a 2 e se classificou para a próxima fase
Créditos: Caio Marcello/AGIF

Final feliz para os dois. Criciúma e Brusque fizeram duelo catarinense e empataram em 2 a 2 no Heriberto Hulse, em Criciúma (SC). Com o resultado, o Bruscão garantiu vaga na segunda fase, e o Tigre escapou do rebaixamento.

O primeiro tempo foi movimentado. Aos 15 minutos, o Brusque cobrou pênalti após Maurício Garcez ter sido derrubado por Foguinho na área. Thiago Alagoano foi para a bola e abriu o placar para os visitantes. No entanto, o Tigre aproveitou cobrança de falta ensaiada e empatou o jogo aos 21, com finalização de Felipe Menezes na pequena área. Aos 35, a virada: Foguinho se redimiu da penalidade cometida ao soltar uma bomba de fora da área e não dar chance de defesa ao goleiro Ruan. A etapa final foi mais morna, mas o Bruscão não desistiu e alcançou o empate nos acréscimos, novamente com Thiago Alagoano, aos 47.

Com o empate, o Brusque chegou aos 29 pontos e terminou na quarta colocação de sua chave. O Criciúma ficou em oitavo lugar com 19 e se livrou do rebaixamento para a Série D, terminando na oitava posição.

São Bento-SP 0 x 3 Ituano-SP



Ituano venceu o São Bento por 3 a 0, se classificou e rebaixou rival
Créditos: Miguel Schincariol/Ituano

Alegria para uns, tristeza para outros. No Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP), o Ituano venceu o São Bento por 3 a 0, garantiu a segunda posição de seu grupo e de quebra rebaixou o adversário para a Série D do Brasileiro. O Bentão sofreu um baque logo no início do jogo: aos oito minutos, Marquinho cruzou na medida para Kadu, que cabeceou na pequena área e abriu o placar para o Galo de Itu. O time da casa teve duas chances de empatar pelos pés de Léo Aquino, mas o meio-campista não acertou o alvo.

No segundo tempo, Luiz Paulo e Gabriel Taliari sacramentaram a vitória do Ituano, com gols aos 21 e aos 34 minutos. Com o resultado, o Galo chegou aos 29 pontos e terminou na vice-liderança, garantindo a vaga para a próxima fase. O Bentão ficou com 17 pontos e acabou na nona colocação, sem conseguir escapar do descenso.

Volta Redonda-RJ 2 x 2 Londrina-PR

Volta Redonda e Londrina não passaram do empate em 2 a 2 no estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ), mas o resultado foi suficiente para garantir a classificação da equipe paranaense para a segunda fase da Série C.

O Tubarão abriu o placar logo no início do jogo. Aos seis minutos, Gedeílson cruzou para Jeferson e o zagueiro testou para a rede. No entanto, o Voltaço não se intimidou e empatou antes do intervalo, em boa finalização da entrada da área de Daniel. Os paranaenses voltaram com maior ímpeto na etapa final e conseguiram retomar a vantagem no marcador: aos 25, Celsinho foi derrubado por Marcinho e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, o próprio Celsinho deslocou Vinícius e fez o gol. Porém, a situação se inverteu no fim do confronto: aos 41, Daniel fez linda jogada, costurou a zaga e sofreu penalidade. Alef Manga cobrou e deu números finais ao duelo.

Com o resultado, o Tubarão encerrou sua participação na segunda fase com 29 pontos e a terceira colocação na tabela. O Volta Redonda ficou em sexto lugar, com 23.

Ypiranga-RS 3 x 1 São José-RS

O Ypiranga está classificado para a segunda fase da Série C. Jogando no Colosso da Lagoa, em Erechim (RS), o Canarinho recebeu o São José e venceu por 3 a 1, garantindo a liderança da chave.

Os mandantes abriram o placar aos 32 minutos da etapa inicial, em finalização de Caprini. No segundo tempo, o Canarinho não se acomodou com a vantagem construída e ampliou a conta aos 11, com Zé Mário. Em desvantagem, o Zeca foi para cima e diminuiu aos 24 com Chrystopher, em uma bomba de fora da área que morreu no fundo da rede. No entanto, o Ypiranga não se intimidou com o gol sofrido e fechou o marcador aos 34, em cobrança de pênalti de Neto Pessoa.

O resultado deixou o Canarinho com 31 pontos, na primeira colocação. O Zeca terminou em sétimo lugar, com 20 pontos.

Tombense-MG 1 x 1 Boa-MG

O Tombense precisava vencer o já rebaixado Boa para garantir a classificação para a próxima fase da Série C, mas ficou no empate em 1 a 1 no estádio Antônio Guimarães de Almeida, em Tombos (MG), e acabou eliminado da competição. Os dois times tiveram chances de abrir o placar na etapa inicial, mas quem chegou lá foi o Boa. Aos 43 minutos, Diego Ceará aproveitou cruzamento de Fábio e inaugurou o marcador para os visitantes. 

Entretanto, o Carcará voltou ligado para o segundo tempo e chegou ao empate logo aos seis minutos: um golaço de Keké, que surgiu na área e acertou um belíssimo voleio. Inspirado, o atacante carimbou a trave três minutos depois. Apesar disso, a virada era necessária, e os mandantes desperdiçaram várias chances ao longo da etapa final. Aos 41, Keké recebeu de Maycon Douglas e conseguiu mandar para a rede, mas a arbitragem pegou impedimento e anulou o lance. Na última jogada da partida, aos 53, foi Maycon quem apareceu e perdeu oportunidade clara de virar.

Com o empate, o Tombense se despede da Série C na quinta colocação, com 27 pontos. Por outro lado, o Boa terminou sua campanha na lanterna do Grupo B, com 15 pontos – a equipe mineira disputará a Série D na próxima temporada.

Fonte: CBF
Crédito de imagem: Créditos: Fernando Almeida/América-MG

Sair da versão mobile