Relembre os times que foram campeões das competições da CBF em 2020

0
64

O ano de 2020 foi diferente para o futebol brasileiro. Por conta da pandemia de coronavírus, várias competições tiveram que ser interrompidas ou ter o seu começo adiado. Por isso, só seis equipes puderam levantar a taça em torneios da CBF neste ano. Chegou a hora de relembrar cada um desses campeões, além de conferir que troféus aguardam ansiosamente para conhecer os seus ganhadores no ano que vem.

Supercopa do Brasil: Flamengo

De volta ao calendário do futebol brasileiro, a Supercopa do Brasil praticamente abriu os trabalhos para as competições nacionais em 2020. Disputada em jogo único na Arena BSB, em Brasília, a competição reuniu o Flamengo e Athletico Paranaense, campeões do Brasileirão Assaí e da Copa do Brasil, respectivamente, no ano anterior.

Sob o comando do português Jorge Jesus, o Fla não tomou conhecimento do Furacão e construiu sua vitória com facilidade no Distrito Federal. Bruno Henrique abriu a contagem, Gabriel Barbosa ampliou e, já no segundo tempo, o uruguaio De Arrascaeta deu números finais à partida. Com o triunfo por 3 a 0, o Flamengo conquistou pela primeira vez a Supercopa do Brasil.

Copa do Nordeste: Ceará

Segundo jogo da final da Copa do Nordeste - Bahia x Ceará em Salvador

Ceará derrotou o Bahia na final da Copa do Nordeste.
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

A Copa do Nordeste de 2020 foi uma das competições que mais foram marcadas pela pandemia da Covid-19. Interrompida no meio para preservar a saúde e o isolamento social, a Lampions retornou no fim de julho, com todas as partidas realizadas no estado da Bahia.

A retomada se deu do exato ponto onde a competição havia parado. A reta final contou com grandes clássicos do futebol brasileiro e o Ceará acabou sagrando-se o campeão do Nordeste. No caminho para o título, o Vozão deixou para trás o Vitória, nas quartas de final, o Fortaleza, nas semis, e o Bahia, na grande decisão.

Brasileirão Feminino A-1: Corinthians

Final do Campeonato Brasileiro Feminino A-1 Corinthias x Avaí Kindermann

Brasileirão Feminino A-1 2020: um título histórico para o Corinthians, uma edição ainda mais histórica para a competição.
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Também pausado pela pandemia, o Braisleirão Feminino A-1 viveu um ano de muitas novidades. Mas o campeão, por sua vez, não foi tão inédito assim. Pela terceira vez, o Corinthians conquistou o Campeonato Brasileiro. Na decisão, as Minas da Fiel derrotaram o Avaí/Kindermann e ficaram com o título na Neo Química Arena.

Mas, para além da final disputada em alto nível, o Brasileirão Feminino ainda reservou muitos avanços para a modalidade no país, como o uso do árbitro de vídeo a partir das semifinais, a realização de partidas nos principais estádios de cada clube e as transmissões multiplataformas e em diferentes canais das partidas, que só comprovam o crescimento do futebol feminino no Brasil.

Brasileiro Feminino Sub-16: Internacional

Internacional e Minas Brasília disputaram o título do Brasileiro Feminino Sub-16 neste domingo

Internacional venceu o Brasileiro Feminino Sub-16, em Sorocaba.
Créditos: Adriano Fontes/CBF

Uma das duas competições de base do futebol feminino no calendário, o Brasileiro Feminino Sub-16 foi realizado já no final do ano, em dezembro. Em sede única, na cidade de Sorocaba, 12 equipes batalharam pelo título, que ficou com as promissoras jovens do Internacional.

Na grande decisão, as Gurias Coloradas superaram o Minas Brasília por 2 a 0. No caminho para o título, o Inter ainda derrotou Santos, Audax e Ad Lusaca. O Brasileiro Sub-16 foi a última taça do futebol feminino a ser erguida em 2020. A reta final do Brasileiro Feminino A-2 e a realização do Brasileiro Sub-18 ficaram para o ano que vem.

Brasileiro Sub-17: Fluminense

Final do Campeonato Brasileiro Sub-17 - Athletico PR x Fluminense

O capitão Metinho carrega a taça do Brasileiro Sub-17 conquistada pelo Fluminense.
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

O único campeão da base do futebol masculino em 2020 foi o Fluminense. Com uma das gerações mais talentosas dos últimos tempos, os Moleques de Xerém assombraram o país com muita qualidade. Na final, o Tricolor derrotou o Athletico Paranaense por 2 a 1 nos jogos de ida, no Rio de Janeiro, e de volta, em Curitiba.

Depois de ficar em terceiro lugar na fase de grupos, o Fluminense eliminou o Vasco com duas vitórias nas quartas de final. Nas semis, a classificação diante do São Paulo veio nos pênaltis. Com o título, o Tricolor garantiu sua vaga na disputa da Supercopa do Brasil Sub-17, marcada para o início de 2021, contra o campeão da Copa do Brasil Sub-17 (que ainda será conhecido).

Copa do Nordeste Sub-20: Náutico

Final da Copa do Nordeste Sub-20: Náutico x Fortaleza

Náutico faturou a Copa do Nordeste Sub-20 com uma goleada sobre o Fortaleza.
Créditos: Marlon Costa/CBF

A exemplo do que aconteceu na edição profissional, a Copa do Nordeste Sub-20 foi organizada em apenas um estado. Com exceção de uma partida da fase preliminar, que foi disputada no Rio Grande do Norte, todos os jogos foram realizados em Pernambuco, em até seis estádios diferentes.

Na reta final da competição, o Náutico, que havia ingressado na preliminar, se superou e ergueu o troféu da Copa do Nordeste Sub-20 pela primeira vez. O Timbu levou a taça em grande estilo. Na grande decisão, bateu o Fortaleza por 5 a 1 e fez a festa na Arena de Pernambuco, em Recife.

Ficou para 2021…

Com a extensão do calendário até fevereiro de 2021, várias competições têm término previsto para estes primeiros dois meses do ano. Não perca a conta. Até o dia 24 de fevereiro, conheceremos os campeões dos seguintes campeonatos: Brasileirão Assaí; Campeonato Brasileiro das Séries B, C e D; Brasileiro Sub-20; Brasileiro de Aspirantes; Brasileiro Feminino A-2; Brasileiro Feminino Sub-18; Copa do Brasil; Copa do Brasil Sub-17; Copa do Brasil Sub-20; Supercopa do Brasil Sub-17 e Sub-20; e Copa Verde.

Fonte: CBF
Crédito de imagem: Créditos: Lucas Figueiredo/CBF