NF-e: saiba como consultar o DANFE online com a chave de acesso

0
54

O documento impresso da NF-e acompanha a mercadoria, como uma representação física da nota fiscal eletrônica. Dessa maneira, o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) serve como uma comprovação da existência da NF-e, e é importante para o empresário. Portanto, é possível ter o controle sobre a suas notas ao consultar o DANFE online, através da Secretaria da Fazenda, com a chave de acesso. Confira como consultar o DANFE:

O que é DANFE?

O Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) serve como uma representação impressa e simplificada da nota fiscal eletrônica (NF-e). Entretanto, não substitui a nota fiscal eletrônica. Como contém a chave numérica de acesso à NF-e, ele permite que o detentor confirme a existência efetiva dessa nota fiscal em uma simples consulta pela internet. Além disso, é obrigatório que o DANFE apresente um código de barras para facilitar a leitura da chave.

Qual sua função?

-->A principal função do DANFE online é comprovar a existência da NF-e e acompanhar o trânsito das mercadorias. Ele facilita o acesso aos dados da nota fiscal emitida para um processo de comercialização de mercadorias. Dessa maneira, deve acompanhar a mercadoria em trânsiro e fornecer informações básicas sobre a operação em curso. Assim, funciona também para colher a firma do destinatário/tomador para comprovação de entrega das mercadorias ou prestação de serviços.

Portanto, deve conter a chave numérica com 44 posições para consulta das informações da nota fiscal eletrônica (Chave de Acesso). Assim que a NF-e for emitida, é só gerar e imprimir o DANFE. Lembrando, então, que só é possível gerar um DANFE por nota fiscal.

Como consultar o DANFE online?

Através do site da Secretaria da Fazenda, é possível consultar o DANFE. Mas, para isso, é necessário ter os 44 dígitos da chave de acesso da NF-e. Confira:

  1. Acesse o site oficial da Nota Fiscal Eletrônica e clique em “Consultar NF-e completa”;
  2. Preencha com a chave de acesso da NF-e, marque a caixa “Não sou um robô” e clique em “Continuar”;
  3. Assim, a nota fiscal eletrônica completa será aberta em uma nova tela. Você pode navegar e visualizar informações detalhadas sobre os campos;
  4. Além disso, você pode imprimir o documento descendo até o final da página e selecionando o botão “Preparar documento para impressão”.

Fonte: CDI
Informação de imagem: Foto: Pixabay