Signal é melhor que WhatsApp? Veja como usar

0
122

Signal é um aplicativo de mensagens com foco na privacidade. Por esse motivo, é muito usado pelas pessoas preocupadas com segurança. Além disso, o protocolo utiliza tecnologia de criptografia. O aplicativo ficou famoso após declarações de apoio do ex-analista da CIA, Edward Snowden. Inclusive, depois de vazar informações confidenciais, Snowden é uma das pessoas mais monitoradas pelos EUA.

O que é Signal?

Signal é um aplicativo semelhante ao WhatsApp e Telegram. Contando com criptografia ponta-a-ponta, é considerado seguro contra vazamentos. Dessa forma, somente o emissor e o receptor da mensagem têm acesso ao conteúdo.

Além disso, o aplicativo de mensagens Signal não coleta dados do usuário. Entretanto, a ferramenta é capaz de comprovar a identidade de quem está enviando mensagens. Desse modo, o aplicativo gera um QR Code para garantir quem está do outro lado da conversa. Uma vez confirmado, você passa a ter um contato verificado e seguro para a troca de mensagens.

Signal é melhor que o WhatsApp?

Sim. O Signal é a opção ideal para quem não abre mão da privacidade. Além disso, o serviço de mensagem é criptografado. Não obstante, seu código-fonte é aberto, permitindo que seja testado de forma independente. 

Outro ponto positivo é possibilitar que a mensagem seja automaticamente deletada após a leitura. Inclusive, é possível iniciar uma conversa sem adicionar o contato. Para isso, basta fazer uma busca pelo número de telefone.

Aprenda a se proteger dos golpes no Whatsapp e Messanger seguindo essas dicas.

Whatsapp e Messenger coletam dados

Os aplicativos Messenger do Facebook e WhatsApp coletam dados de forma automática. Isso inclui histórico de compras, informações financeiras, localização, contatos, dados pessoais, entre outros. 

Saliente-se que o Messenger também coleta fotos, vídeos e áudio, além do histórico de navegação. Em contraste, o Signal não coleta nenhum dado, exceto o número de telefone do usuário.

Como proteger sua privacidade?

Primeiramente, verifique nas configurações do aplicativo se a criptografia está habilitada para todos os tipos de conversa. Se houver a opção, prefira salas de conversa secretas ou privadas.

Em seguida, é importante manter o aplicativo e o sistema operacional atualizado. Da mesma forma, jamais deve-se clicar em links desconhecidos ou suspeitos. Similarmente, ao receber códigos de confirmação via SMS ou e-mail, jamais repasse-os para terceiros.

Por último, habilite a autenticação de dois fatores (2FA). Deste modo, torna-se necessário um código extra para confirmar o uso de seu perfil no aplicativo.

A equipe da exchange Mercado Bitcoin fez um excelente texto aplicando como funciona a segurança digital.

Por que usar Signal?

Pois é mais seguro, além de não armazenar dados dos usuários. Além disso, o Signal oferece opções extras de segurança, como bloqueio de captura de tela e desfoque de rostos nas fotos enviadas.

Vale a pena mudar para o Signal. No entanto, para começar, você provavelmente terá que convencer amigos, familiares eu colegas de trabalho.

Desvantagens do Signal

O Signal não oferece armazenamento online, nem tampouco backup na nuvem. Com isso, não há risco de que suas mensagens sejam fornecidas a qualquer empresa. Em suma, caso um governo exija que a empresa entregue mensagens, lista de contatos ou qualquer outra informação, o Signal não possui registro.

Como resultado, milhares de pessoas estão abandonando o WhatsApp e migrando para o Signal. Possivelmente, uma das razões foi o anúncio recente da mudança de política de privacidade do WhatsApp. Além disso, o WhatsApp vai bloquear quem não concordar com os novos termos da plataforma.

Como instalar o Signal e criar uma conta?

Em primeiro lugar, acesse a Play Store ou App Store para baixar o Signal gratuitamente. 

  1. Após concluir a instalação, toque em ‘Continuar’. Em seguida, é preciso atualizar para iniciar conversas com contatos da sua agenda. Para isso, toque em ‘Continuar’, e na tela adiante em ‘Permitir’.
  2. Na próxima tela, será necessário informar o país e número de telefone com código DDD. Posteriormente, aplicativo irá solicitar o código enviado via SMS.
  3. Crie seu perfil, com foto e identificação opcionais. Estes dados serão visíveis pelos seus contatos quando iniciar ou aceitar uma conversa. Ao terminar, toque em ‘Avançar’.
  4. Por último, é necessário criar um PIN (chave) para manter suas informações criptografadas.

Pronto! Agora você já sabe como fazer para baixar e instalar o Signal. É só começar a usar para conversar com seus amigos.

Fonte: CDI
Informação de imagem: