Câmara dos Representantes aprova impeachment de Trump

0
61

A Câmara de Representantes dos Estados Unidos votou a favor da instauração de um processo de destituição ao presidente Donald Trump, acusado de ter incitado um ataque ao Capitólio na passada quarta-feira.

 

Donald Trump é o primeiro presidente da história dos Estados Unidos a enfrentar dois processos de destituição no mesmo mandato, que está apenas a uma semana do final. A Câmara dos Representantes realizou a votação, que terminou com 232 votos a favor e 197 votos contra (5 abstenções).

O processo segue agora para o Senado, numa corrida contra o tempo, dado que o dia da tomada de posse de Joe Biden é já a 20 de janeiro.

Esta votação é histórica também por outro motivo. Dez congressistas republicanos votaram a favor do ‘impeachment’ do seu líder, um número significativo de legisladores a votar contra o partido se tivermos em conta que, no último processo de destituição, a Bill Clinton, em 1998, apenas 5 democratas votaram pela saída do ex-presidente. Esta é, portanto, a votação de destituição mais bipartidária da história dos Estados Unidos.

A câmara baixa do Congresso norte-americano decidiu pela votação após o ataque ocorrido na passada quarta-feira, que culminou na morte de cinco pessoas.

Os legisladores voltam a se reunir no dia 15, sexta-feira, segundo anunciou a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi.

Apesar da obtenção de uma maioria na Câmara de Representantes para iniciar o julgamento político de Trump, é necessária a aprovação de uma maioria de 2/3 no Senado, ainda controlado pelos republicanos, para conseguir a sua remoção do presidente cessante.

 

Por Noticias ao Minuto