Mulheres vão ao Palácio Paiaguás cobrar afastamento do presidente do Indea

0
68

Dezenas de mulheres ligadas a movimentos feministas, integrantes de organizações não-governamentais (Ongs) e coletivos de enfrentamento à violência contra a mulher, estudantes e profissionais liberais, protestaram  em frente ao Palácio Paiáguas, na manhã desta segunda (18). O grupo cobrava o afastamento do presidente do Indea-MT,  Marcos Catão Dornelas Vilaça, denunciado por assédio sexual contra uma comissionada de 19 anos que pediu exoneração ainda em novembro do ano passado.

O presidente do Indea retornou hoje de férias e foi chamado para uma reunião com o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.   Estudam-se algumas alternativas, como licença do cargo por alguns dias, até que sejam concluídas as investigações, ou exoneração. Por outro lado, o próprio Catão não demonstra mais interesse em continuar no cargo. Ainda hoje sai uma definição do Paiaguás sobre a situação.

O ato foi apoiado por lideranças femininas das mais diversas correntes políticas e ideológicas. A lista inclui a   deputada  estadual Janaina Riva (MDB),   a deputada  federal    Rosa Neide (PT),  as vereadores por Cuiabá Edna Sampaio (PT) e Michely Alencar(DEM), a suplente de deputada federal, Gisela Simona (Pros),  empresária e suplente de senadora Margareth Buzetti (PP), além da secretária da Mulher da Capital  Luciana Zamproni.

As manifestantes, que usavam camiseta preta com a frase “Até Quando?” cobravam uma posição enérgica do governador Mauro Mendes (DEM).      Segundo elas, Catão deve se defender da acusação longe do Indea para não existir o risco de cercear possíveis testemunhas.

Manifestações

A publicitária Flávia Costa disse que a mobilização cobra o  compromisso das autoridades quanto ao número cada vez maior de agressões e mortes que tem tornado os feminicídios uma violência banal no Estado.

A jornalista  Batalha, destaca que mesmo em  silêncio, o grito das mulheres chegou até o governador Mauro Mendes. Por isso, acredita que providências serão tomadas.

A secretária da Mulher da Capital  Luciana Zamproni disse que o manifesto  pede para que Marcos Catão seja  afastado para ter transparência nas investigações e que o ato representa o grito  de socorro das mulheres cansadas de não poder sair trabalhar com tranqüilidade.

Reunião

Representantes do movimento  devem se reunir,  às 14h30,  com Mauro Carvalho. A agenda será reservada.

 

Por RDNews