Incêndio na Índia: o que sabemos até agora sobre o acidente

0
54

Um incêndio tomou conta de um edifício do Instituto Serum, empresa da Índia que produz vacinas contra Covid-19 com tecnologia da AstraZeneca e da Universidade de Oxford, chamada Covishield, nesta quinta-feira (21), na cidade de Pune. 

O incêndio na Índia atingiu as vacinas?

O estoque de vacinas e a indústria onde elas são feitas estão seguras, segundo o CEO do instituto, Adar Poonawalla. Atualmente, o Instituto Serum produz cerca de 50 milhões de doses da vacina contra Covid-19 por mês em outras unidades do complexo.

Cyrus Poonawalla, o fundador da empresa, em cerca de um ano, dobrou de 8 bilhões de dólares em caixa para a faixa dos 16 bilhões de dólares por conta da pandemia. Confira a publicação de Poonawalla confirmando que não houve perda das vacinas Covishield: “Gostaria de tranquilizar todos os governos e o público de que não houve perda na produção de #COVISHIELD devido a vários edifícios de produção que mantive em reserva para lidar com tais contingências no @SerumInstIndia. Muito obrigado @PuneCityPolice & Corpo de Bombeiros”, escreveu.

 

 

O CEO irá visitar o local do incêndio amanhã, segundo o jornal Times of India.  O Instituto Serum ainda vai estocar outra vacina contra a Covid-19 a partir de abril de 2021, a “Prevent-19”, desenvolvida pela farmacêutica americana Novavax. A fabricante anunciou investimentos da ordem de 800 milhões de dólares para a produção do novo imunizante.

Adar Poonawalla afirmou que a unidade atingida no incêndio produz vacinas para o rotavírus — uma infecção que causa uma espécie de diarreia grave em lactentes e crianças jovens. O empresário estima que a perda nessa linha de produção será de até 40% do volume de doses. Em uma rede social, Poonawalla agradeceu a todos pela preocupação e pelas orações.

incêndio no Instituto Serum

(Foto: The Economic Times)

 

O que causou o incêndio na Índia

A causa do incêndio ainda não foi apurada, segundo o prefeito, mas especula-se que a soldagem, que estava acontecendo no prédio, causou o incêndio. Ainda segundo o jornal Times of India, cinco pessoas morreram no incêndio. O prefeito da cidade de Puna, Murlidhar Mohol, disse que os mortos são provavelmente trabalhadores da construção civil que estavam no prédio.

 

Instituto Serum

O Instituto Serum foca em produzir e exportar vacinas e produtos licenciados pela Organização Mundial da Saúde, a OMS. A partir de 2017, ganhou tanta escala em produção que assumiu o posto de maior produtor (em volume) de imunizantes no mundo, com mais de 1,5 bilhão de doses produzidas ao ano.  A expectativa é aumentar esse número para 2,5 bilhões de doses em 2021. Das mais de 12 bilhões de doses da vacina contra a covid-19 que devem ser produzidas este ano, os países ricos já compraram cerca de 9 bilhões delas. O Instituto Serum provavelmente produzirá a maioria das vacinas que serão usadas pelos países em desenvolvimento.

 

Vacinas do Instituto Serum no Brasil

O Brasil está tentando importar 2 milhões de doses de vacina Covishield, da AstraZeneca e da Universidade de Oxford, que viriam do Instituto Serum. Na semana passada, o governo federal preparou um avião para buscar esses imunizantes, mas o governo indiano não liberou as doses, então o avião não decolou. Nesta semana, a Índia começou a exportar as vacinas produzidas pelo Instituto Serum para seis países, mas não para o Brasil — que nem foi listado nas prioridades do país. 

Coronavírus na Índia

A Índia registrou 15.223 novos casos de Covid-19 e 151 mortes nas últimas 24 horas, de acordo com o Ministério da Saúde do país.

Fonte: CDI
Informação de imagem: (Foto: The Economic Times)