Cuiabá esta na Série A

0
61

Cuiabá Esporte Clube conseguiu o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro em 2021, nesta sexta-feira (22).

Juventude-RS, então com 55 pontos (em 5° lugar), iniciou seu jogo antes, às 15h (horário de MT), contra o Figueirense-SC, em Caxias do Sul, e fez sua parte, no tempo regulamentar empatou, fazendo gol após uma cobrança de escanteio garantindo a vitória por 2 x1.

Com o resultado, o time gaúcho chegou a 58 pontos e assim ainda esta vivo na briga pelo tão sonhado acesso e Série A

Já o CSA (que tinha 56 pontos), entrou em campo às 18h15 em casa, contra o Brasil de Pelotas-RS, mas terminou com o empate em 1 a 1, o que garantiu o Cuiabá na Série A, já que ficou com 57 e o Cuiabá com 61 pontos.

Com essa combinação de resultados, o Cuiabá entra em campo daqui a pouco já classificado com o inédito acesso à primeira divisão do futebol brasileiro.

Mato Grosso terá após 35 anos, uma equipe representando o Estado na Série A. O Operário Várzea-grandense foi o último a cometer a proeza.

HISTÓRIA

Fundado em 2001 pelo ex-jogador Gaúcho, o Cuiabá começou disputando os campeonatos amadores de categoria de base e só passou a competir profissionalmente em 2003, já conquistando o primeiro de nove títulos do Campeonato Mato-Grossense, derrotando o Barra do Garças.

Também em 2003, o Cuiabá disputou a Série C do Campeonato Brasileiro e foi até a segunda fase ao se classificar em primeiro de seu grupo, mas acabou eliminado pelo Palmas nos pênaltis. No ano seguinte, além de conquistar o segundo título estadual e ser vice-campeão da Copa Mato Grosso, disputou a Série C novamente e estreou na Copa do Brasil, perdendo para o Goiás na primeira fase.

Em 2005, disputou a Copa do Brasil e chegou a empatar em 1 x 1 com o Vila Nova no jogo de ida da primeira fase, mas perdeu em casa por 2 x 0 e foi eliminado. De 2006 a 2008, o Dourado anunciou uma pausa nas atividades, “descontente com o excesso de desmandos da Federação Mato-grossense de Futebol, e alegando falta de recursos para continuar seu projeto em virtude da não renovação do contrato com seu patrocinador”, lembra o site oficial do clube.

Quando voltou à ativa, em 2009, estava na segunda divisão estadual e foi vice-campeão, também foi vice da Copa Governador, competição conquistada posteriormente em 2010 e 2016. Em 2011, o retorno à Série D levou o time à 3ª divisão, chegando até a semifinal. O Santa Cruz venceu o Cuiabá por 3 x 1 no placar agregado.

Após passar 2012 sem erguer troféus e suar para se manter na Série C, em 2013 o Dourado venceu o 4º título estadual, mas de novo continuou na terceira divisão por pouco. No ano seguinte, levantou o 5º caneco do estadual e fez uma campanha um pouco mais tranquila na Série C, porém não foi além da primeira fase.

O ano de 2015 foi um marco na história do Cuiabá. O hexacampeonato estadual ficou pequeno perto da conquista da Copa Verde sobre o Remo. O auriverde perdeu na ida, fora de casa, por 4 x 1, e conseguiu uma virada impressionante na volta, na Arena Pantanal, fazendo 5 x 1 e garantindo o título inédito.

A vitória naquela edição da Copa Verde levou o Dourado à Copa Sul-Americana de 2016, quando tornou-se o primeiro clube mato-grossense a participar de uma competição internacional. Nessa, enfrentou e foi eliminado pela Chapecoense, que viria a ser finalista e campeã após o trágico acidente que matou grande parte da delegação da Chape.

De 2017 a 2019, o Cuiabá venceu mais três estaduais seguidos e, em 2018, foi vice-campeão da Série C, conquistando o acesso à segunda divisão. Foi derrotado pelo Operário-PR por 4 x 3 no placar agregado, sendo 3 x 3 no jogo de ida.