Fiocruz conclui análise e libera distribuição das vacinas vindas da Índia

0
66
Rio de Janeiro - Chegada das vacinas da AstraZeneca/Oxford contra Covid-19 produzidas pelo Instituto Serum, na Índia, à base aérea do Galeão para serem encaminhadas à Fiocruz. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Menos de 14 horas após receber os 2 milhões de doses da vacina da Universidade de Oxford/Astrazeneca, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e comprada do Instituto Serum, a equipe técnica do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) concluiu a análise e liberou o imunizante para ser distribuído pelo Brasil.

Caminhões, escoltados por carros da Polícia Federal, já estão sendo abastecidos com as caixas das doses da vacina contra a Covid-19. Agora, os imunizantes seguem para um depósito na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde serão separados e enviados para todos os estados brasileiros.

Em obediência às normas regulatórias da Anvisa, as vacinas passaram por checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem com informações em português para facilitar a distribuição das doses que vieram da Índia.

O infectologista do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) Estevão Portela será o primeiro a receber a vacina. A médica pneumologista do Centro de Referência Professor Helio Fraga, da Fiocruz, Margareth Dalcolmo também será imunizada, segundo a GloboNews.

Toda a logística de envio para os estados é de responsabilidade do Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

O primeiro lote dessa vacina atrasou uma semana para chegar ao país, segundo os planos iniciais do governo federal. De acordo com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em entrevista na noite dessa sexta-feira (22/1), todos os estados receberão as vacinas no período de 24h após o início da distribuição.

 

Por Metrópoles