Mourão sinaliza reforma ministerial, começando pelo Itamaraty

0
58
Brasilia DF 29 01 2019- General Hamilton Mourão presidente em exercicio durante entrevista a imprensa-José Cruz /Agencia Brasil

Na manhã desta quarta-feira (27/1), em entrevista à Rádio Bandeirantes, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), sinalizou a possibilidade de que a reforma ministerial começará a ser discutida depois das eleições da Câmara dos Deputados e do Senado. Segundo Mourão, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, tem grande chance de deixar o cargo.

“Não tenho bola de cristal, nem esse assunto foi discutido comigo. Mas em um futuro próximo, depois da eleição dos novos presidentes das duas Casas do Congresso, poderá ocorrer uma reorganização do governo para que seja acomodada uma nova composição política que emergir desse processo. Talvez com isso aí alguns ministros sejam trocados, entre eles, o próprio ministro das Relações Exteriores”, apontou ressaltando que não está participando das negociações.

Araújo vem sendo protagonista de um entrave por conta das negociações para a aquisição dos imunizantes chineses e indianos contra a Covid-19. Apesar da percepção pessimista para o chefe do Itamaraty, na segunda-feira (25/1), Mourão saiu em defesa do ministro, dizendo que ele tomou as “providências necessárias” diante da questão diplomática.

“O ministro Araújo tomou as providências necessárias. Acompanha aí o placar das vacinas, vocês vão ver que, brevemente, o Brasil vai estar ali na quinta, sexta posição, em número de vacinados. O que, obviamente, não é tão bom em relação à quantidade da população, mas é bom em número quantitativo”, argumentou.

Por Metrópoles