Prefeitura de São Paulo deve cancelar ponto facultativo no carnaval

0
60

A prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB) deve cancelar o ponto facultativo nos 15 e 16 de fevereiro, feriado de carnaval na cidade. O objetivo é frear o avanço da COVID-19, que vem aumentando os casos neste mês. A decisão deve ser anunciada nesta sexta-feira (29) e publicada no Diário Oficial do município no sábado (30). As informações são do jornal Folha de São Paulo.

Ponto facultativo cancelado no carnaval

A expectativa é que o ponto facultativo seja cancelado pela prefeitura de São Paulo. Contudo, a gestão pretende elaborar atividades para um Carnaval virtual, das quais os munícipios poderão participar sem flexibilizar medidas de isolamento social.

A ideia visa evitar aglomerações para que os casos de COVID-19 não subam mais na cidade. As festas de carnaval já haviam sido canceladas no passado.

Grande São Paulo

No último dia 19, os prefeitos dos sete municípios que compõe o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, decidiram que vão manter o feriado de Carnaval neste ano, em 16 de fevereiro (terça-feira) e o ponto facultativo na segunda (15 )

A Prefeitura de Guarulhos, gestão Gustavo Henric Costa, o Guti (PSD), disse que não vai haver ponto facultativo no período de Carnaval. A prefeitura afirmou que as repartições publicas da cidade não vão parar na data.

Em nota, a prefeitura de Osasco afirmou que ainda não tomou uma decisão a respeito do feriado no próximo mês.

ponto facultativo carnaval
Foto: Agência Brasil

Outros estados e capitais também estão estudando suspender os pontos facultativos no carnaval. Algumas já tomaram as decisões.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PT) afirma que ainda não foi tomada a decisão de manter ou não ponto facultativo no carnaval.

“É um daqueles temas que, se houvesse uma diretriz nacional, seria melhor. Mas como sabemos que não vai acontecer, estamos tentando alinhar com os governadores para ver se mantemos ou não esses pontos facultativos”, disse à EXAME o governador do Maranhão, Flávio Dino. O parlamentar está conversando com outros governadores do Nordeste para tomar uma decisão.

Ele ainda completou que “Será que as restrições foram adequadas? Deveria ter tido mais restrições? Como eu expliquei, não é uma ciência exata. Vamos deliberando a toque, caso a caso, não houve um lockdown no réveillon. Haverá no Carnaval? Até agora eu acho que não, mas certamente haverá algumas restrições.”, explicou.

Já o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), anunciou a suspensão do ponto facultativo do Carnaval em todo o estado, na última segunda (25). Embora ele ainda aguarde a decisão dos outros estados para fazer o decreto oficial, já alertou que esse não é o momento de fazer mais aglomerações.

Suspensão do ponto facultativo no carnaval

O estado de Pernambuco já decidiu que vai suspender o ponto facultativo no feriado de carnaval neste ano, além de cancelar as festividades.

Ontem (28) o governo de Minas Gerais também cancelou o ponto facultativo no estado, por meio de nota. A prefeitura de Salvador e o governo do Ceará também tomaram a mesma decisão.

O governo federal manteve o ponto facultativo nos dias 15 e 16.

Fonte: CDI
Informação de imagem: Foto: Agência Brasil