O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso o Certificado de Registro do programa utilizado no projeto “Água para o Futuro”. Criado em 2017, o aplicativo é utilizado para identificar, monitorar, recuperar e preservar nascentes urbanas.
Com a ferramenta, o usuário pode localizar as nascentes; enviar a identificação de novas nascentes ainda não mapeadas; participar do monitoramento das nascentes conhecidas enviando mensagens diretamente para o projeto Água para o Futuro e obter mais informações sobre o projeto.
Até o momento, somente em Cuiabá o projeto já confirmou a existência de 247 nascentes. Além da Capital, foram confirmadas 14 nascentes em Várzea Grande, 43 em Jaciara, duas em Sapezal e três em Lucas do Rio Verde. Ao todo, foram confirmadas 309 nascentes. Desse montante, 84% estão degradadas e 48 em recuperação.
O projeto Água para o Futuro busca garantir a segurança hídrica e o abastecimento de água potável por meio da identificação, preservação e recuperação das nascentes. Para tanto, conta com uma equipe técnica formada por geólogos, hidrogeólogos, engenheiros florestais, engenheiros sanitaristas, biólogos, especialistas em sensoriamento remoto, entre outros profissionais.
Baixe o Aplicativo: https://aguaparaofuturo.mpmt.mp.br/
Fonte: Redação com Assessoria MP-MT