Nesta segunda-feira (11/1), foi anunciado um plano de reestruturação do BB (Banco do Brasil) que conta com fechamento de unidades físicas e um programa de demissão voluntária. As alterações nas agências acontecerão a partir de 22 de fevereiro e serão comunicadas aos clientes por SMS, aplicativo de celular, site na internet, terminais de autoatendimento, além de correspondências, e-mail e cartazes nas agências. A mudança de agência será automática.
Reestruturação do Banco do Brasil
A discussão sobre o enxugamento ganhou força com André Brandão, presidente do BB desde setembro de 2020. Assim, as mudanças já estavam em maioria acertadas com o Ministério da Economia, e a estratégia é rever a necessidade de atendimento físico e fortalecer os canais digitais.
O movimento tem relação com o aumento do uso digital, que se acentua com os anos e teve aceleração com a Covid-19. Segundo o banco e informações da Folha, a quantidade de transações em guichês de caixa no BB caiu 42% desde 2016, enquanto o uso digital dobrou no mesmo período e já responde por 86% das transações.