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Como dar entrada no seguro-desemprego em 2021?

Trabalhadores demitidos sem justa causa podem dar entrada no seguro-desemprego em 2021 após 7 a 120 dias após a demissão, em geral. Com a pandemia da Covid-19, o pedido pode ser feito nos canais digitais. Em resumo, o número de parcelas que pode ser recebido pelo segurado pode variar entre três e cinco, dependendo da quantidade de meses trabalhados. Saiba como solicitar:

 

Quem pode solicitar o benefício?

Um dos direitos trabalhistas brasileiros, o seguro-desemprego é um benefício oferecido aos trabalhadores demitidos sem justa causa. Assim, o valor pago considera a média dos salários dos últimos três meses anteriores da dispensa do trabalhador. Há, portanto, a liberação da parcela após 30 dias da aquisição ou saque da parcela anterior. Dessa forma, podem receber o seguro-desemprego aqueles que cumprirem as exigências. São elas:

 

Qual o site para dar entrada no seguro-desemprego?

Geralmente, o trabalhador pode solicitar o benefício nas SRTE (Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego), SINE (Sistema Nacional de Emprego) e outros postos credenciados pelo Ministério da Economia. Mas é possível solicitar o seguro-desemprego online nas opções:

 

Como dar entrada no seguro-desemprego 2021?

Assim, é possível dar entrada no seguro-desemprego de 2021 nos dois canais. Portanto, para dar entrada no site do governo, basta:

  1. Primeiramente, acesse o site gov.br/trabalho e faça o cadastro;
  2. Acesse os serviços digitais para o seguro-desemprego;
  3. Na tela de serviços, aparece a opção que permite “requerer o seguro-desemprego”;
  4. Depois, então, clique em “solicitar seguro-desemprego”;
  5. Será necessário informar o número do Requerimento do seguro-desemprego;
  6. Clique em localizar e cheque as informações, regras legais, concorde com os termos de uso e clique em concluir;
  7. Por fim, confirme a solicitação do benefício.

Da mesma forma, é possível dar entrada através do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, mas continua sendo necessário realizar o cadastro no portal do Governo Federal. Confira:

  1. Baixe o app “Carteira de Trabalho Digital”, disponível para Android ou IOS;
  2. Faça o cadastro no portal gov.br e adquira “login” e senha;
  3. Clique em “Benefícios”, para ser direcionado para ao Seguro-desemprego;
  4. Assim, utilize o comando Solicitar na aba do Seguro-desemprego;
  5. Digite o número do Requerimento de Seguro-desemprego;
  6. Confirme as informações e clique no comando avançar ao final da tela;
  7. Na nova tela, então, serão apresentadas as informações relativas ao contrato de trabalho encerrado. E então leia e concorde com as informações antes de clicar em confirmar;
  8. Dessa forma, o aplicativo irá trazer informações sobre o processamento do seu benefício. Portanto, caso tenha direito ao seguro, você irá visualizar a quantidade de parcelas, com as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento.

 

O que é necessário para dar entrada no seguro-desemprego?

Segundo a Caixa Econômica Federal, o trabalhador deve comparecer em um dos locais de sua preferência, com os seguintes documentos:

 

Quantas parcelas de seguro-desemprego são pagas?

Em suma, o trabalhador recebe entre três e cinco parcelas do seguro-desemprego. A quantidade, entretanto, varia conforme quantas vezes ele já fez o pedido e quanto tempo trabalhou antes da demissão. Dessa maneira, quem está fazendo a primeira solicitação deve receber:

Já para aqueles que estão na segunda solicitação, devem receber:

E para quem for fazer sua terceira solicitação, assim, deve receber:

 

Quando solicitar?

Para solicitar, então, também é importante estar atento aos prazos. Sendo assim:


Fonte: CDI
Informação de imagem: (Foto: Márcia Folleto / Agência Brasil)

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