Shampoo para Cachorro: Como escolher?
A gama de cosméticos para cães atualmente não é muito menor do que para humanos. Nas prateleiras das lojas de animais você encontra shampoo para cachorro, perfumes, condicionadores e muito mais. Existem até produtos para cada tipo de pelo!
Nesse post você vai descobrir quais os tipos de shampoo pra cachorro.
Além disso, alguns deles combatem vírus, bactérias e protozoários e são usados em animais no tratamento de doenças de pele. Outros têm propriedades desinfetantes e, graças aos extratos vegetais, têm propriedades antissépticas. Então quando usar shampoo e quando usar preparações que combatem os parasitas?
Posso lavar meu cachorro com sabão?
Qualquer sabonete remove com eficácia as impurezas e a gordura, mas junto com elas, remove a barreira protetora que protege a pele de vários micróbios.
Além disso, o álcali na composição leva ao desenvolvimento de dermatite ou eczema, a pele fica muito seca.
O ph da pele de um cão e de uma pessoa é significativamente diferente, portanto, os shampoos humanos também não são adequados para dar banho em cães.
O uso de shampoo para pessoas causa muitos problemas de pele no cachorro:
- oleosidade excessiva;
- caspa;
- alergias.
Os principais critérios para escolher um shampoo
Na hora de comprar um shampoo para uma pessoa, estamos atentos à marca, ao estado, ao comprimento de nossos cabelos e o resultado desejado. Nos cães, é quase tudo igual ao dos humanos.
Mas ao escolher um shampoo para cachorro, considere:
Raça de cachorro e tipo de pelagem
Esses dois fatores são fundamentais na escolha de shampoos.
Cães com pelagem macia, como a raça Poodle, devem usar um shampoo de pelagem macia para evitar a irritação.
Raças de pelo grosso, como os terriers, precisam amolecer a pelagem e aumentar o brilho.
Os cães de pelo comprido precisam de facilitar o pentear e tornar o pelo mais elástico. Portanto, ao escolher um produto cosmético, é necessário consultar um veterinário para não prejudicar seu cão.
Condição da pele e pelagem
Se a pele do cão ficar oleosa ou, pelo contrário, seca e tiver surgido uma reação alérgica ou caspa, estes fatores também devem ser levados em consideração na hora de escolher shampoo para cachorro. Afinal, a composição de cada shampoo visa resolver um problema específico ou preveni-lo.
O shampoo deve conter:
- Ervas curativas para eliminar a caspa e ressecamento;
- Extrato de Aloe vera, para peles sensíveis com irritação ou coceira;
- Lidocaína, elimina coceira, inchaço e alergias;
- Pantenol, suaviza, acalma e adiciona brilho.
Tipos de shampoo para cachorro
Existem shampoos contra pulgas e carrapatos. Mas esses são usados apenas em casos urgentes e quando necessário.
Para cães de exposição, shampoos coloridos são usados para dar brilho e saturação à cor. Esses shampoos, embora não façam mal à saúde do cão, deve-se evitar.
Os shampoos secos foram desenvolvidos para cães que não suportam o banho. Assim, o pó é aplicado na pelagem, deixado por um tempo para absorver o excesso de óleo e depois simplesmente penteado com um pente.
Mas existem shampoos médicos que são necessários para um animal de estimação que sofre de parasitas ou infecções. Assim, esses podem ser usados para combater:
- bactérias;
- fungo;
- alergias;
- pulgas;
- inflamação.
Além disso, o shampoo medicamentoso pode melhorar a reparação do tecido se o cão estiver ferido.
E se o shampoo para cachorro não espumar?
Os shampoos naturais não contêm produtos químicos, por isso não fazem espuma. Se não houver espuma, isso não significa que não funciona!
Não só a aparência, mas também o bem-estar do animal depende de cuidados adequados.
Posso usar shampoo de bebê em cachorro?
O nível de pH de uma pessoa e de um cachorro é diferente, portanto, você só deve recorrer à lavagem do animal com shampoo de bebê em casos extremos. Por exemplo, quando você ficar sem a versão do shampoo para cachorro e precisar lavar o cachorro imediatamente.
Os shampoos humanos, até mesmo os shampoos para bebês, podem secar significativamente a pele de um cachorro.
Além disso, se esse produto for mal lavado da pelagem e da pele, o animal pode ser envenenado ou ficar com dor de estômago ao lamber os restos do shampoo em si mesmo.
Por Portal do Dog