Dois jogos deram o pontapé inicial no último ato da Série B 2020, nesta sexta-feira (29). Pela 38ª rodada, a Ponte Preta foi até o Orlando Scarpelli e se despediu da competição goleando o Figueirense por 7 a 2. Enquanto no Castelão, o Sampaio Corrêa encerrou sua participação com triunfo por 1 a 0 diante do Oeste.
+Confira o complemento da última e decisiva rodada da Série B!
Ponte Preta goleia o Figueirense na despedida da Série B 2020
A Ponte se despediu da Série B 2020 em grande estilo. Logo aos cinco minutos de jogo, Léo Pereira levantou a bola na área e Camilo abriu a contagem no Orlando Scarpelli. Na sequência, Guilherme Pato e Tiago Orobó quase anotaram o segundo da Macaca. Até que, aos 15, Moisés teve a chance e não desperdiçou. O atacante recebeu na direita, entrou na área e deixou o goleiro para trás para fazer 2 a 0. Já aos 21, após cobrança de escanteio, Tiago Orobó apareceu de novo e dessa vez mandou para o fundo das redes. Com boa vantagem, os visitantes tiraram o pé do acelerador e, aos 27, Erison, descontou para o Figueirense: 3 a 1. Mas, aos 32, Moisés aproveitou uma falha da defesa adversária para marcar o quarto da equipe paulista.
Depois das conversas nos vestiários, o duelo voltou mais equilibrado para a etapa final. Com um minuto de bola rolando, Tiago Orobó tentou mais um para a Ponte, mas parou no goleiro Vitor Caetano. Enquanto o time da casa respondeu novamente com Erison, que viu Ruan Renato evitar o gol em cima da linha. Ainda no ataque, o Figueira anotou o segundo em belo chute de Nonato, aos dez. Mas, aos 22, Camilo cobrou falta na área e Ernandes fez o desvio certeiro ampliando o marcador para a Macaca: 5 a 2. O sexto dos visitantes saiu em belo arremate de Moisés, que acertou o ângulo da meta catarinense. Hat-trick do camisa 21 pontepretano. E, já aos 42, Camilo de pênalti fechou a conta dos visitantes: 7 a 2.
Com a goleada, a Ponte Preta se despede da Série B com 57 pontos. Já o Figueirense termina com 39 e vai jogar a próxima edição da Série C.
Sampaio Corrêa vence o Oeste pela última rodada da Série B
O início do duelo teve uma chance para cada lado. Pimentinha, aos três, assustou para o Sampaio Corrêa. A resposta do Oeste veio com Welliton, aos seis. Mas a partir dos dez minutos, o time da casa montou acampamento no ataque e passou a controlar as ações. Marcinho e Maílson ficaram no quase. O primeiro parou no goleiro Glauco e o segundo errou o alvo. Depois dos 30 minutos, o Tricolor ainda teve mais três oportunidades. Joazi mandou para fora. Na sequência, Maílson e Marcinho apareceram de novo. Dessa vez, o camisa 9 foi quem esbarrou em Glauco. Enquanto Marcinho viu a bola passar tirando tinta da trave adversária. Se no primeiro tempo o Sampaio não conseguiu tirar o zero do marcador, na volta do intervalo a história foi diferente. Aos 14, Joazi arriscou de fora da área, Glauco espalmou e no rebote Marcinho mandou para o fundo das redes: 1 a 0. Com a vantagem, os donos da casa continuaram com o domínio do jogo. Roni e Dione por pouco não marcaram o segundo. Já nos minutos finais, o Rubrão voltou a levar perigo em finalização de Léo Ceará, mas sem sucesso.
Fechando a participação com vitória, o Sampaio Corrêa dá adeus a edição 2020 da Série B com 57 pontos. Já o Oeste termina na lanterna, com 29, e vai jogar a Série C 2021.
Fonte: CBF
Crédito de imagem: Créditos: Bruno Pacheco/CBF