Alimentos Proibidos Para Cachorros: Quais São E O Que Fazer Caso Seu Pet Coma

0
92

Você já imaginou a quantidade de alimentos proibidos para cachorros que você possui em sua casa? E já pensou em quantas vezes ofereceu ao bichinho algo que poderia ter feito muito mal a ele? Por isso, é muito importante se manter informado da saúde do seu pet, para não cometer nenhum erro!

Quem realmente ama o seu cachorrinho, a ponto de demonstrar esse amor na pele, através de tatuagens de cachorros, sabe o quanto é difícil resistir a seus pedidos por um chocolatinho, um pedaço da pizza e até mesmo daquele prato de comida bem temperado, né? Mas descubra agora que, dependendo do que você estiver oferecendo ao seu cachorro, ele pode passar mal!

Existe uma série de alimentos que, à primeira vista, parecem inofensivos, mas que causam grandes malefícios a nossos cachorrinhos. Por isso, conheça todos eles e mantenham seus pets distantes desse perigo doméstico, para que ele viva bem, saudável e com muita alegria com sua família.

Alimentos proibidos que fazem muito mal ao seu pet

Alguns alimentos fazem mal até a nós mesmos, imagine se não fariam mal aos nossos bichinhos. Por isso, é muito importante cuidar da saúde dos pequenos e evitar que eles entrem em contato com esses itens, seja de forma voluntária ou acidental.

Por exemplo, entre os inúmeros alimentos proibidos para cachorros, as bebidas alcoólicas são uma das mais perigosas! A ingestão de álcool, mesmo em pequenas quantidades pode causar uma intoxicação séria no corpinho do animal, afetando o coração. Pode até mesmo levar o pet à morte acidental.

Mas alguns itens podem passar despercebidos, quando não temos o conhecimento necessário para proteger nossos bichinhos, por serem benéficos para nosso organismo. Dessa maneira, conheça uma lista de alimentos realmente proibidos para cachorros e não dê bobeira!

 

Pizza e massas são proibidos para cachorros
Imagem: Reprodução / Pinterest
Chocolate

Essa delícia é um dos principais alimentos proibidos para cachorro que, para nós, parece inofensivo. Isso porque o chocolate contém uma substância chamada teobromina que é altamente tóxica para cachorros. Se o seu cachorro roubou aquela barra de chocolate que estava reservada para sua TPM, procure um veterinário com urgência.

Abacate

Existem diversas frutas e legumes que devem compor a nutrição do seu pet. Mas, infelizmente, algumas ainda não proibidas para nossos bichinhos.

Por exemplo, o abacate é um dos mais importantes de se conhecer, porque possui altas quantidades de persina, gorduras e toxinas que são nocivas à saúde do seu cão. Pode causar, dessa maneira, pancreatite, deficiência respiratória e afetar o sistema cardiovascular.

Uvas (e uvas passas)

Outra fruta proibida para os cachorrinhos é a uva. Ela contém altos níveis de açúcar em sua composição, podendo afetar os rins dos cachorros, quando ingerida de forma frequente.

Além disso, cachorros de pequeno porte podem ter uma grande sensibilidade a ela. Apenas 6 uvas podem causar insuficiência renal, fique atenta!

Doces são proibidos e fazem muito mal a saúde dos cachorros
Imagem: Reprodução / Pinterest

Café

O café, e as bebidas que contém cafeína, de maneira geral são ricas em xantina. Essa substância pode promover danos neurológicos e no sistema urinário do seu cachorrinho. Além disso, como é uma substância que causa agitação, pode impactar na saúde do coração dos nossos pets.

 

Leite e queijos

Cachorrinhos são incapazes de metabolizar as proteínas presentes no leite. Por isso, tenha bastante atenção com esse alimento proibido para cachorro! Pode provocar vômitos, diarreia e diversos outros sintomas gastrointestinais.

Em sua fase de crescimento, o cachorrinho somente deverá ingerir leite específico para cachorrinhos, e o leite materno. O queijo também não é indicado para os animais, podendo causar pancreatite ou problemas ainda mais graves por causa dessa intolerância!

 

Doces são proibidos para cachorros

Alimentos doces em excesso podem fazer mal até para nós, humanos. Além de poder causar obesidade no animal, o açúcar desses alimentos causa desenvolvimento de problemas dentários, como a cárie, e diabetes. Alimentos dietéticos também não são bem-vindos! Isso porque possuem em sua composição o xilitol, substância causa contaminação gastrointestinal e até mesmo crises convulsivas;

Massas

Uma boa pizza ou aquela macarronada com a família inteira nem parece que podem oferecer perigo! Massas e cachorros não se entendem, pois a levedura que as compõem pode expandir no estomago e intestino do bichinho, promovendo desconfortos gástricos, vômitos e fortes dores!

Além disso, são alimentos muito pesados e gordurosos, que promove diarreia e, em casos mais graves, quando o alimento é consumido por um grande período de tempo, pode causar até mesmo pancreatite.

Alho e cebola são alimentos proibidos para cachorros

Nossos pets apresentam elevada sensibilidade a diferentes temperos, como a cebola e o alho. Por isso, evite! Quando precisar cozinhar algum alimento para os bichinhos, como legumes seguros e carnes, não tempere como usualmente. O alho e a cebola podem provocar anemia nos cães, por afetar hemoglobinas. Também atrapalham no funcionamento dos rins do animalzinho.

 

Mesmo refeições simples podem conter alimentos proibidos para cachorros
Imagem: Reprodução / Pinterest

Não dê bobeira com alimentos proibidos para cachorros

Nossos cachorrinhos sabem fazer uma boa chantagem emocional. Todos os dias acordam, com aquele focinho ingênuo, pedindo uma besteirinha! Por isso, esteja sempre bem informado e não dê bobeira em casa.

Aprendendo a lista desses alimentos proibidos, além de evitar oferecê-los, por vontade própria ao cãozinho, também evita que você dê bobeira na cozinha.

Fique sempre atenta para que cachorros mais levados não roubem estes alimentos de crianças menores ou diretamente da cozinha. Mesmo quando um pouquinho cai no chão, pode ser prejudicial! Esteja sempre alerta para não causar danos ao seu bichinho.

Apesar de fofinhos, mantenha seu pet longe da cozinha para evitar acidentes e ingestão de alimentos proibidos
Imagem: Reprodução / Pinterest

Meu cachorro comeu um alimento proibido: o que fazer?

É muito importante ter calma e atenção caso o seu cachorrinho coma algum alimento proibido! Primeiro, preste atenção aos sinais. Isso porque o tamanho do seu pet influencia na proporção da intoxicação.
Animais de pequeno porte sentem mais a ingestão dos alimentos proibidos, por serem menores e mais frágeis.

Filhotes e pets mais novos também têm maior propensão a ingerir esses alimentos. São animais curiosos e estão sempre colocando algo na boca. Por isso, fique de olho!

Aos primeiros sintomas, quando perceber que seu cachorrinho comeu algo que não deveria, tenha calma e aja com rapidez e inteligência! Perceba se seu cãozinho apresenta problemas intestinais, como diarreia e vômitos, e problemas cardíacos e respiratórios. Dessa forma, leve ao veterinário mais próximo de sua confiança!

 

Blog da Pajaris