Dez leitos de UTI Covid-19 entram em funcionamento do Hospital São Lucas na segunda-feira, dia 22

0
53
Foto: Hora1MT

O Hospital São Lucas terá dez leitos de UTI destinados ao tratamento da Covid-19. O anúncio foi realizado na tarde desta quinta-feira (18), pelo prefeito Miguel Vaz.

Os leitos entram em funcionamento na segunda-feira (22) e foram viabilizados por meio de uma parceria entre o município, Governo do Estado de Mato Grosso e o hospital.

“Há mais ou menos 15 dias, nos reunimos com o vice-governador Otaviano Pivetta e o secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo e colocamos o interesse do São Lucas em credenciar os leitos”, ressaltou Miguel Vaz.

Na última segunda-feira (15) uma equipe do Estado esteve no município para analisar a estrutura do hospital para a abertura dos leitos. O resultado positivo foi divulgado hoje (18).

Segundo o prefeito, o objetivo dos leitos é garantir que os pacientes de Lucas do Rio Verde de média gravidade sejam atendidos no município, facilitando o acesso da família as informações sobre o paciente.

“Era um compromisso nosso. Desde que assumimos, estávamos trabalhando para a abertura das UTIs. Articulamos com o Estado e agora estamos entregando a sociedade.”

Com a abertura do leitos em Lucas do Rio Verde, o número de UTIs disponíveis na região do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires aumenta para 61.

São 19 leitos no Hospital Regional de Sinop, dois no Regional de Sorriso e 3, leitos em um hospital particular em Nova Mutum. As UTIs serão custeadas pelo Governo do Estado, ao custo de R$ 2 mil por leito/dia.

O anúncio das novas unidades foi realizado em entrevista coletiva com a participação do presidente do Legislativo, vereador Daltro Figur, o diretor-executivo de Governo Aluízio Bassani, a secretária de Saúde Fernanda Ventura e representantes do hospital, gestora hospitalar Tatiani Lima e diretor-executivo Jair Runoff.

Fonte: Redação com Ascom Prefeitura