Baía de Chacororé dá sinais de recuperação após chuvas e obras de intervenção

0
61

As chuvas que têm caído em Barão de Melgaço (113 km ao sul de Cuiabá) associadas às obras de recuperação já mostram sinais positivos na Baía de Chacororé, que já vem apresentando retorno de planícies alagadas.

 

Drasticamente afetada por aterros, corixos e pontes de madeiras, a área chegou ao limite de seu esgotamento e foi dada como “morta”. A degradação ambiental na região foi tamanha que o volume de água baixou de forma tão significativa que bateu recordes históricos.

 

Diante da situação, força-tarefa do governo estadual, composta por ações da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), tem executado diversas ações no local, que já começam a mostrar efeito.

 

Christiano Antonucci/Secom-MT

Baía de Chacororé

“Ficamos surpresos ao chegar aqui na baía e ver que o fluxo de água já aumentou em tão pouco tempo. A baía está mais cheia. A chuva que se intensificou nos últimos dias contribuiu, mas com certeza as obras auxiliaram muito nesse processo da retomada da área alagada que a baía está vivendo”, disse a superintendente Ambiental de Obras da Sinfra, Nadja Felfili.

 

O canal conhecido como “a Boca da Baía de Chacororé”, que leva a água do Rio Cuiabá direto à baía, também foi alvo de intervenções do Governo. O canal que antes estava obstruído com terra e matérias orgânicas, que impediam o curso d’água, foi completamente limpo e agora é possível a transposição das águas do rio à baía.

 

Christiano Antonucci/Secom-MT

Baía de Chacororé

Apesar da baía ainda não estar com o nível de água de outrora, quando o período de chuvas era mais intenso, a prefeita de Barão de Melgaço, Margareth de Munil, comemorou as ações do Estado, pois a baía vai além de um patrimônio ambiental do município.

 

“A baía é de suma importância para a fauna, a flora, para os pescadores, para o turismo, o comércio e para nossa população. Estou muito feliz de estarmos sendo agraciados com o olhar do Estado para as riquezas de nosso município”, encerrou.

 

Por Gazeta Digital