Por 20 votos, o deputado Max Russi, do PSB, foi eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
A eleição foi realizada depois que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, anulou a disputa anterior e determinou a saída do deputado Eduardo Botelho, do DEM, da presidência da Casa de Leis.
Ao todo, foram 23 votos. A única ausência foi do deputado Valdir Barranco, do PT, que está internado em São Paulo em uma UTI, Unidade de Terapia Intensiva, para tratar a infecção por Covid-19.
Vinte parlamentares votaram “sim”, enquanto dois votaram em branco e um votou “contra”.
O deputado Sebastião Rezende, do PSC, o mais antigo da Casa, presidiu a sessão e declarou a chapa eleita.
A posse da Nova Mesa foi realizada de forma automática, após o anúncio da vitória.
Depois de eleito, Max Russi elogiou a gestão do antecessor, Eduardo Botelho e disse que deve seguir a mesma forma de conduzir o parlamento estadual.
A chapa encabeçada pelo deputado Max Russi foi a única a se inscrever para o pleito.
A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa é composta ainda pelos deputados Dilmar Dal Bosco, do DEM, na 1ª vice-presidência, Wilson Santos, do PSDB, na 2ª vice-presidência, Eduardo Botelho, do DEM, na 1ª secretaria, Janaina Riva, do MDB, na 2ª secretaria, Delegado Claudinei, do PSL, na 3ª secretaria e Allan Kardec, do PDT, na 4ª secretaria.
O Deputado Sílvio Fávero, do PSL, chegou a se lançar à presidência, mas não conseguiu formar uma chapa com os sete membros.
Fonte: Redação com Assessoria