A última seletiva para representar o Brasil na Copa do Mundo de saltos ornamentais – torneio classificatório para a Olimpíada de Tóquio (Japão) – começa nesta quinta-feira (18), às 9h30 (horário de Brasília), no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. O torneio será transmitido ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil.
A Copa do Mundo está marcada para 21 a 26 de abril, em Tóquio (Japão) e será classificatória para a Olimpíada – também na capital japonesa. O evento distribuirá 18 vagas aos saltadores que ainda não se garantiram nos Jogos. O Mundial da Coreia do Sul e os Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru), ambos em 2019, eram outras oportunidades de qualificação olímpica, mas os brasileiros não obtiveram sucesso nos dois torneios.
Cinco atletas atingiram o índice principal da Federação Internacional de Natação (Fina) para a Copa do Mundo na primeira seletiva, em fevereiro do ano passado: Luana Lira, Tammy Galera (ambas no trampolim de três metros), Giovana Pedroso, Ingrid Oliveira (ambas na plataforma de dez metros) e Kawan Pereira (plataforma de dez metros). O quinteto só não será convocados para o evento internacional se outro saltador superar a marca alcançada por eles.
“Será o primeiro torneio presencial desde que todo nosso planejamento foi alterado por conta da pandemia [do novo coronavírus]. Acredito que será uma ótima oportunidade dos atletas voltarem a ter contato com a água em competição e possam fazer suas preparações finais para a Copa”, afirmou o diretor de Saltos Ornamentais da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Ricardo Moreira, em depoimento ao site oficial da entidade.
A seletiva na capital fluminense também definirá a seleção que representará o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos, que será em Buenos Aires (Argentina). As disputas dos saltos ornamentais estão previstas para o período de 24 a 27 de março.
Programação
Quinta-feira (18)
9h30 às 12h
Prova 1 – Trampolim de três metros (masculino)
Prova 2 – Plataforma de dez metros (feminino)
Prova 3 – Trampolim de três metros sincronizado (masculino)
Prova 4 – Plataforma de dez metros sincronizada (feminino)
14h às 16h30
Prova 5 – Plataforma de dez metros (masculino)
Prova 6 – Trampolim de três metros (feminino)
Prova 7 – Plataforma de dez metros sincronizada (masculino)
Prova 8 – Trampolim de três metros sincronizado (feminino)
Sexta-feira (19)
9h30 às 12h
Prova 9 – Trampolim de um metro (feminino)
Prova 10 – Trampolim de um metro (masculino)
Sábado (20)
9h30 às 12h
Prova 11 – Plataforma de dez metros (masculino)
Prova 12 – Trampolim de três metros (feminino)
Prova 13 – Plataforma de dez metros sincronizada (masculino)
Prova 14 – Trampolim de três metros sincronizado (feminino)
14h às 16h30
Prova 15 – Trampolim de três metros (masculino)
Prova 16 – Plataforma de dez metros (feminina)
Prova 17 – Trampolim de três metros sincronizado (masculino)
Prova 18 – Plataforma de dez metros sincronizada (feminino)
Edição: Cláudia Soares Rodrigues
Fonte: Lincoln Chaves – Repórter da TV Brasil e Rádio Nacional – São Paulo
Crédito de imagem: © Satiro Sodré/SSPress/CBDA/Direitos Reservados