Dor nas pernas? Veja as principais causas do problema e como tratá-lo

0
197

As dores nas pernas são, muitas vezes, associadas a problemas circulatórios. O sintoma, contudo, pode indicar uma grande gama de problemas de saúde, de acordo com a cirurgiã vascular Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).

“Também podem ser sinal, por exemplo, de problemas ortopédicos e fisiátricos, como tendinites, cãibras, lesões e distensões musculares”, enumera a especialista.

Aline Lamaita alerta que é importante reconhecer outros sintomas, além das dores nas pernas, que podem indicar problemas de circulação. A doença arterial periférica (DAP) é um exemplo de condição circulatória que pode causar dores nos membros inferiores. O problema prejudica a circulação do sangue e provoca, entre outras coisas, dor ao caminhar.

Na maior parte das vezes, de acordo com Aline, a obstrução na doença arterial periférica ocorre quando há acúmulo de placas de gordura e perda de flexibilidade nas paredes dos vasos sanguíneos arteriais, responsáveis por levar o sangue para nutrir as extremidades do corpo, como braços e pernas.

Para identificar o DAP, além da dor na perna, é preciso prestar atenção a sinais como fadiga e fisgadas na panturrilha; sensação de cãibra ao caminhar ou se exercitar; perda de pelos nas pernas; unhas dos pés enfraquecidas; coloração esbranquiçada dos membros inferiores e infecções recorrentes nos pés.

“Nos casos mais avançados, pode ocorrer impotência sexual, dor nas pernas mesmo em repouso, redução da temperatura dos membros inferiores, formigamentos e eventual aparecimento de feridas ou gangrena nos pés pela condição de extrema falta de circulação”, alerta a médica.

As varizes também são uma condição circulatória que podem causar dores nas pernas. “Varizes são veias que perderam sua função circulatória. Como seu sistema valvular não funciona, as veias deixam o sangue refluir, o que aumenta a pressão interna e causa alterações em sua parede”, justifica Aline Lamaita. “Desta forma, a veia torna-se dilatada, tortuosa e começa a aparecer na pele”.

Os sintomas das varizes incluem dor, ardor e sensação de peso nas pernas, principalmente no final do dia, inchaço dos membros inferiores, coceira na região afetada e mudanças na coloração da pele.

Prevenção e tratamento

Para prevenir essas causas das dores nas pernas, o primeiro passo é adotar hábitos saudáveis. Segundo a cirurgiã vascular, é importante manter uma alimentação balanceada; evitar consumir grandes quantidades de sal e açúcar; consumir 2 litros de água por dia e praticar exercícios físicos regularmente.

Além disso, é recomendado não fumar, diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas e monitorar o colesterol, a glicemia e a pressão arterial, tomando as medidas necessárias para mantê-los sob controle.

Caso a dor nos membros inferiores seja constante e frequente, é importante consultar um médico, mesmo que o paciente não tenha certeza se o sintoma está sendo causado por problemas circulatórios.

Por Metrópoles