Moradores de Rosário Oeste participam de oficinas e videoclipes sobre cultura hip hop

0
80
- Foto por: Divulgação

A cultura hip hop ocupou espaços e deu passos importantes para sua afirmação em Rosário Oeste, município a pouco mais de 100 km da capital mato-grossense. Com o projeto ‘Inovando a cultura rosariense por meio do Hip Hop’, moradores da cidade, de 07 a 50, anos aprenderam sobre o movimento em oficinas de grafite, disco-jóquei (DJ), rap ou mc, e dança de rua ou break dance.

Selecionada no edital MT Nascentes promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) com recursos federais da Lei Aldir Blanc, a iniciativa é conduzida por Diógenes Luiz de Oliveira, mais conhecido como Jorjão. Além dele, o DJ Adnilson Silva Lara, a rapper Karla Vecchia e o professor Diego Roberto ajudaram a ministrar as oficinas.

De acordo com Jorjão, o projeto agradou a todas as faixas etárias e está sendo muito importante para o município, que recebe pela primeira vez uma política pública cultural voltada à expressão de voz das comunidades, o hip hop.

“Com arte e cultura, vamos levantar a auto-estima do povo rosariense, vamos colocar no coração dessa gente o orgulho de ser dessa terra. Agradeço à Secel pela confiança e tamo junto na missão”.

Além do público variado, tendo crianças, jovens e adultos participando das oficinas, o projeto conseguiu contemplar pessoas com deficiência auditiva, diferencial destacado pelo produtor cultural.

“Até onde eu sei, isso é pioneiro em Mato Grosso.  A inclusão faz parte do Hip Hop mas, nunca, nenhum projeto alcançou pessoas com esse tipo de deficiência”, surpreende-se Jorjão.

Atividades e resultados

A partir das aulas iniciadas em fevereiro, os participantes desenvolveram atividades que puderam ser apreciadas por toda a comunidade. 

Da oficina de grafite, o resultado foi uma arte mural retratando as belezas naturais e culturais da localidade em espaço cedido pela prefeitura municipal. Já nas oficinas de DJ, MC e dança de rua, foram produzidos videoclipes que contaram com a participação dos alunos em várias etapas de execução, incluindo a elaboração das letras das músicas.

Canto, métrica e escrita musical, técnicas de mixagens, coreografias e a arte do grafite fizeram parte do aprendizado oferecido nas oficinas. Para a produção dos videoclipes, os alunos conheceram ainda um estúdio profissional em Cuiabá, local de gravação da música ‘Vozes da esperança’, que integra o clipe oficial do projeto. Acesse AQUI

E, nesta sexta (12.03), às 18h, acontece o encerramento das atividades com entrega de certificados e apresentações dos resultados das oficinas. Seguindo as recomendações de prevenção à Covid-19, a ação contará com a presença apenas dos envolvidos e será transmitida online.

Serviço

Inovando a cultura rosariense por meio do Hip Hop 

Atividades desenvolvidas: oficinas de grafite, disco-jóquei (DJ), rap ou mc, e dança de rua 

Encerramento: sexta-feira (12.03), às 18h

Videocliples e live de encerramento:  facebook.com/diogenesluizdeoliveira.oliveira e facebook.com/gennesisrap

Fonte: Cida Rodrigues Secel-MT
Crédito de imagem: – Foto por: Divulgação