Prefeitura do Rio interdita 58 estabelecimentos comerciais

0
54
© REUTERS / Ricardo Moraes /Direitos reservados

A prefeitura do Rio aplicou 17 multas e interditou 58 estabelecimentos comerciais no primeiro dia de fiscalização das novas regras restritivas para conter a expansão dos casos de covid-19 no município.

Ao todo, foram realizadas 1.011 ações na capital fluminense para coibir aglomerações, exigir o uso correto de máscaras, além de infrações de trânsito, reboques, encerramento de feiras e apreensões de mercadorias de ambulantes.

O secretário de Ordem Pública, delegado Brenno Carnevale, avaliou como positivos os registros do primeiro dia de ações de fiscalização. “Seguimos conseguindo evitar grandes concentrações de pessoas e, no geral, contamos com grande adesão da população às novas determinações da prefeitura, em especial dos comerciantes. Continuamos pedindo a conscientização da sociedade e seguimos nas ruas realizando as fiscalizações em todo o município”, avaliou.

As fiscalizações foram realizadas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), junto com equipes da Guarda Municipal, Instituto de Vigilância Sanitária e o apoio da Polícia Militar e ocorreram em diversos pontos da zona sul, como a Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Taquara, Freguesia, Vila Valqueire, praia da Macumba, praia da Reserva, além de atuações destacadas da Guarda Municipal por todo o município do Rio de Janeiro.

Desde a zero hora de sexta-feira (12), estão em vigor as novas medidas determinadas pelo Decreto 48.604, publicado no Diário Oficial na quinta-feira (11).

Até o dia 22 de março, o comércio, os serviços e o funcionalismo público passam a ter horários escalonados de funcionamento para evitar a lotação no transporte público. Quiosques e ambulantes podem voltar a atuar nas praias, até as 17h. Bares, lanchonetes e restaurantes funcionam até as 21h com atendimento presencial, após esse horário estão liberados a atuar apenas em sistema de entrega a domicílio, drive thru e entrega rápida com retirada do produto na loja. Após as 21h está vedado o consumo no local.

Edição: Lílian Beraldo

Fonte: Douglas Corrêa – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro
Crédito de imagem: © REUTERS / Ricardo Moraes /Direitos reservados