Edital da Secel possibilita publicação e distribuição de livro infantil em Sorriso

0
72
A escritora Elaine Lima Babinski realizando a entrega dos livros à  escolas de Sorriso - Foto por: Divulgação

Escolas municipais e estaduais de Sorriso, bem como a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, receberam gratuitamente cerca de 850 exemplares do livro “O Menino e as Estrelas”. A entrega, realizada entre os dias 10 e 15 de março, faz parte do projeto Literatura e Infância, contemplado no Edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Com ilustrações de Eliziel Lima, “O Menino e as Estrelas” conta a história de Bendito Tetembwa, um menino forte, corajoso e feliz, que traz dentro de si um elo fortíssimo com as estrelas. A vida de Bendito e sua mãe nunca foi fácil, mas a esperança de dias melhores e a coragem de enfrentar os desafios são dignos de admiração. É uma história que enche os olhos de sonhos e nos faz refletir sobre a força que temos.

Este é o primeiro livro publicado da escritora Elaine Lima Babinski. “Com o incentivo do edital foi possível a publicação e a disponibilização dessas obras nas escolas públicas, fortalecendo discussões e reflexões sobre a leitura literária, valorizando a diversidade cultural e o protagonismo de personagens negras na literatura mato-grossense”, destaca a autora.

Para Babinski, além de valorizar a escrita literária, o projeto promove o incentivo a leitura. “É muito importante promover a literatura neste momento tão difícil que estamos vivendo, pois a leitura nos possibilita vivenciar outras experiências, compreender melhor o outro, entender e refletir ainda mais sobre quem somos, o que fazemos, o que pensamos”.

Elaine Xavier Lima Babinski é professora na rede estadual de ensino em Sorriso e doutora em Estudos Literários pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Tangará da Serra (2020).

Fonte: Dayanne Santana Secel-MT
Crédito de imagem: A escritora Elaine Lima Babinski realizando a entrega dos livros à  escolas de Sorriso – Foto por: Divulgação