Lucas do Rio Verde recebe mais de 1.300 kg de produtos via Programa de Aquisição de Alimentos

0
43
Foto: CRas

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Lucas do Rio Verde recebeu, nesta terça-feira (16), 1.338,3 quilos de alimentos. Os produtos são oriundos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, junto à Empaer e produtores da agricultura familiar local.

Nesta ação, foram entregues 350 kg de mandioca descascada, 188,3 kg de mel, 300 kg de banana, 200 kg de pimentão e 300 kg de limão. Os produtos recebidos serão encaminhados às entidades cadastradas no Cras e também às família atendidas pelo programa Criança Feliz.

O Programa de Aquisição de Alimentos, criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Além disso, o programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.

No município, também recebeu os produtos via Programa de Aquisição de Alimentos a Casa de Acolhida Lar Bom Samaritano.

Fonte: Redação com Ascom Prefeitura/Carolina Matter