Semana começa com previsão de chuva forte em Mato Grosso

0
49

Previsão do tempo para segunda-feira, 22

Sul

A previsão do tempo indica chuvas espalhadas em boa parte do Sul do país ao longo do dia. As pancadas mais fortes e volumosas são previstas para todo o estado de Santa Catarina e cidades de divisa. Há potencial para alagamentos e deslizamentos de terra em áreas de risco. O tempo será firme apenas no norte do Paraná.

Sudeste

O tempo segue firme na maior parte do Sudeste do País. O sol segue predominando, o calor será forte e, além disso, no meio da tarde a umidade do ar deverá cair, atingindo valores abaixo dos níveis críticos especialmente no norte de São Paulo e no centro-norte de Minas Gerais. A Chuva só acontece no litoral de São Paulo, ABC Paulista, Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, por conta da presença de uma frente fria bem afastada no oceano, e também no litoral norte do Espírito Santo, por causa da umidade que vem do mar. A precipitação vem mais à tarde e à noite, ocorrendo de maneira isolada e com baixos acumulados.

Centro-Oeste

O tempo já começa a abrir em áreas do sul e leste de Goiás, Distrito Federal e no nordeste de Mato Grosso do Sul. Em outras áreas, a presença de um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera (VCAN) causa temporais. Há condição inclusive para rajadas de vento moderadas e queda de granizo entre o oeste, norte e centro de Mato Grosso.

Nordeste

Uma massa de ar seco avança pela Bahia, que terá um dia estável, quente e com baixa umidade do ar no meio da tarde na maior parte do estado, exceto o litoral. Por outro lado, a chuva segue volumosa e no decorrer do dia no norte e oeste. Nas demais áreas do Nordeste, as chuvas são passageiras e isoladas, e influenciadas pelo calor, a alta umidade e mais a circulação dos ventos em altitude.

Norte

A previsão é de temporais, com chuvas ao longo do dia entre o Acre, Amazonas, Rondônia e o Pará. Os acumulados podem ser elevados, com riscos para alagamentos, deslizamentos de terra e cheias dos rios. Por outro lado, o tempo será firme apenas no sudeste de Tocantins, devido à entrada de uma massa de ar seco.

Previsão do tempo para terça-feira, 23

Sul

A chuva acontece a qualquer hora do dia no leste de Santa Catarina e pode vir com volumes mais expressivos em todo o estado catarinense, litoral do Paraná e centro e leste do Rio Grande do Sul. Ainda podem ocorrer ventos na casa dos 50 km/h na costa gaúcha. Já no centro-norte do Paraná, não tem previsão de chuva e o dia segue seco e quente. Em outras áreas paranaenses e no sul e oeste do Rio Grande do Sul, a chuva acontece em forma de pancadas mais isoladas e com menor acumulado.

Sudeste

Boa parte dos quatro estados da região Sudeste terá tempo firme, com calor e baixa umidade à tarde, por conta da presença de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens carregadas. Porém, entre o Vale do Ribeira, Grande São Paulo, Vale do Paraíba e todo o litoral paulista ainda chove de maneira isolada e passageira, com trovoadas. A umidade que sopra do mar também leva eventual garoa ao litoral norte do Espírito Santo.

Centro-Oeste

Um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera (VCAN) segue provocando chuva forte no Centro-Oeste, especialmente em Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul. A previsão do tempo chama a atenção para os acumulados elevados no noroeste de Mato Grosso. Porém, uma massa de ar seco inibe a formação de nuvens no Distrito Federal, Goiás e faixa leste de Mato Grosso, onde o que predomina é o sol e o calor da tarde.

Nordeste

A chuva ficará concentrada mais no oeste do Maranhão e entre Alagoas e o leste de Pernambuco, com acumulados pontualmente elevados e riscos para alagamentos. Chove de forma mais isolada e com menor volume acumulado ao longo de outras áreas do litoral leste e no centro e norte do Piauí e no estado do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Porém, o tempo continua firme, seco e ensolarado no interior da Bahia, sul do Piauí e sertão de Pernambuco.

Norte

A chuva aumenta no Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e no Acre. Além disso, o dia fica mais fechado e com chuva a qualquer hora do dia no oeste amazonense, local onde as temperaturas máximas também ficam mais amenas em relação aos dias anteriores. No Tocantins, a previsão é de tempo firme para o sudeste do estado.

 

Por Somar / Canal Rural