Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal flagrou e apreendeu na BR-135, na entrada da cidade de Bacabeira/MA, região metropolitana de São Luís, um carregamento de madeira nativa ilegal, que seria usado em uma cerâmica de Rosário, distante 60 quilômetros da capital.
A apreensão aconteceu por volta das 11h10min da manhã de quinta-feira (11), quando uma equipe PRF realizava ronda no km 52 da BR-135 e abordou o veículo suspeito, uma caçamba GM/Chevrolet 12.000, cor vermelha, que viajava com a carroceria coberta por uma lona azul.
O condutor, de 41anos, morador de Rosário, seguia com mais três ocupantes. O caminhão transportava estacas de madeiras _in natura_ do tipo imbauba, mamuin, firmiano e puaçu. Todo o material transportado não possuía documentação necessária para o transporte (Documento de Origem Florestal – DOF). A carga estava sendo levada para uma cerâmica na cidade de Rosário-MA.
A cubagem da madeira totalizou 12,70 m³. Dado o devido desconto de 30% dos espaços vazios entre os cortes, o valor considerado é de 8,89 m³ de madeira.
O envolvido no transporte ilegal se enquadra como autor no Art. 46, da Lei 9.605/98, que cita Receber ou adquirir, para fins comerciais ou industriais, madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem exigir a exibição de licença do vendedor. Os outros três envolvidos foram arrolados como partícipes do referido artigo e lei.
A equipe policial lavrou as multas e o Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO, que foram devidamente assinados pelos autores. O veículo e a carga de estacas foram levados para a Unidade Operacional de Pedrinhas e ficaram apreendidos à disposição do órgão ambiental.
Emergência ligue 191
Polícia Rodoviária Federal
Núcleo de Comunicação Social