A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou uma pá carregadeira roubada e prendeu o condutor do caminhão em ela era transportada. A ação policial orientada por inteligência foi registrada no início da tarde de hoje (10), no km 333 da BR 153, município de Guaraí-TO.
Na manhã de hoje (10), a PRF foi informada pela PM-TO do roubo ocorrido em Luzimangues, município de Porto Nacional-TO. Após trabalho conjunto, a equipe da PRF em Guaraí foi acionada e abordou um caminhão suspeito de transportar a pá carregadeira.
Ao abordar o veículo, a equipe identificou em seu interior o motorista, homem de 41 anos, acompanhado por uma mulher de 22 anos e sua filha de 4 anos. Desde o início da abordagem o homem apresentou preocupação e nervosismo, quais se potencializaram ao ser questionado sobre o que estaria transportando.
O homem informou que se tratava de uma pá carregadeira e apresentou uma Nota Fiscal, segundo ele teria carregado a máquina em Anápolis-GO e tinha como destino São Luis-MA. No entanto, o documento fiscal apresentado possuía indícios de falsificação, além disso, foram encontradas em posse do condutor duas plaquetas com dados de uma pá carregadeira, as quais também possuíam fortes sinais de falsificação – possivelmente seriam utilizadas para substituir as originais da máquina.
Em uma fiscalização minuciosa, a equipe da PRF constatou que a pá carregadeira transportada era na verdade a mesma roubada no dia 08 em Luzimangues. O condutor, entretanto, negou conhecimento sobre a origem ilícita da máquina.
Diante da constatação do crime, a equipe procedeu com buscas no interior do veículo, momento em que encontrou uma arma de fogo calibre .38 com seis munições. O condutor confessou ser dele a arma e relatou que o motivo de andar armado seria para proteção pessoal e da família, no entanto, não possui registro ou permissão para portar arma de fogo, tendo adquirido a mesma de forma ilegal.
Não foi possível estabelecer um vínculo do homem com o roubo, no entanto, ele foi preso em flagrante pelo crime de receptação, porte ilegal de arma de fogo e uso de documento falso. O preso foi encaminhado para Polícia Civil em Guaraí-TO, para continuidade dos procedimentos legais.