Narcotraficante mais procurado do Paraguai, Jorge Teófilo Samudio Gonzáles, conhecido como Samura, de 49 anos, foi preso na segunda-feira (29), em Sinop (a 503 km de Cuiabá). Samura estava acompanhado da namorada, Natalia Carolina Ramires Franco, de 39 anos. Ela foi miss Paraguai, em 2000.
A companheira do criminoso também é investigada por lavagem de dinheiro. Em 2019, Natalia teria escondido o traficante na casa dela, em Asunción, no Paraguai.
De acordo com o UOL, a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad) apontou que Samura era responsável por administrar a logística da droga fornecida pelos paraguaios à facções do Rio de Janeiro.
A Senad também informou que o criminoso é condenado por tráfico de drogas e associação criminosa.
Risco de fuga
Por conta de alto risco do criminoso ser resgatado por comparsas, a Senad e a Polícia Federal não puderam informar o local onde Samura está detido em Sinop.
Há dois anos, o narcotraficante conseguiu fugir de forma semelhante no Paraguai, quando outros criminosos usaram armas e explosivos para resgatá-lo no trajeto de volta à cadeia
Samura é natural de Capitán Bado, cidade vizinha de Coronel Sapucaia (MS), e dominada pelo Comando Vermelho desde o final de 1990, quando o traficante Fernandinho Beira-Mar esteve na região.
A cidade faz parte de uma fronteira terreste sem fiscalização que divide Paraguai e Brasil, muito usada por traficante de drogas e armas.
Ao norte de Capitán Bado está a cidade Pedro Juan Caballeo, que, por sua vez, é dominada pelo Primeiro Comando da Capital.
A região é ponto importante para os traficantes brasileiros, já que é por lá que chegam boa parte da maconha do Paraguai e da cocaína da Bolívia.
Por Midia News