Ex-técnicos do CRB, os Marcelos Chamusca e Cabo acertaram para 2021 com dois grandes clubes do futebol brasileiro: Botafogo e Vasco.
Além dos nomes, eles têm em comum um profundo conhecimento da Série B do Brasileiro. Sabem dos atalhos da competição.
Em 2021, Chamusca foi contratado pelo Botafogo, e Cabo foi anunciado pelo Vasco. Eles tiveram uma boa projeção no CRB e ganharam mais força no mercado com o trabalho no Cuiabá e no Atlético-GO.
Marcelo Cabo esteve no CRB nas temporadas de 2019 e 2020 — Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas
Chamusca esteve no CRB na temporada 2019 e foi substituído justamente por Marcelo Cabo, que chegou ao clube no fim do ano e montou o time para 2020. O treinador comandou a equipe nas principais competições do ano passado.
Curiosidade
Antes de Cabo e Chamusca, o CRB foi comandado em 2019 pelo técnico Roberto Fernandes. O tempo passou e ele foi contratado mais uma vez em 2020 para fechar o Brasileiro da Série B. Foi bem e renovou contrato para 2021.
Marcelo Chamusca
Chamusca deixou o comando do CRB após a derrota para o Guarani por 1 a 0, pela Série B, em 12 de outubro de 2019.
Durante sua passagem, esteve à beira do gramado em 30 jogos: foram 12 vitórias, seis empates e 12 derrotas, 46,6% de aproveitamento.
Base do CRB com o Chamusca em 2019 — Foto: GE
O técnico montou um ataque forte no Galo, com o tripé formado por Alisson Farias, Léo Ceará e Felipe Ferreira. O time se destacava nos jogos fora de casa, era muito ofensivo, mas tinha dificuldades para vencer no Rei Pelé.
A transferência de Felipe para o Vasco, no meio da temporada, também prejudicou o trabalho do técnico, que passou a apostar em Willie.
Chamusca não resistiu a uma sequência de cinco jogos sem vencer e foi substituído por Marcelo Cabo. Na última temporada, ele trabalhou no Cuiabá, que conquistou o acesso para a Série A, e também no Fortaleza.
Marcelo Chamusc atrabalhou no CRB em 2019 — Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas
Marcelo Cabo
O técnico Marcelo Cabo assumiu o CRB após a saída de Chamusca. Comandou o time na reta final da Série B de 2019 e conquistou bons resultados, principalmente no Rei Pelé.
Com o projeto de buscar o acesso à Primeira Divisão, o treinador começou a temporada seguinte com a conquista do Campeonato Alagoano. No Nordestão, o time não foi bem e não passou da fase de grupos.
Cabo montou em 2020 um time mais equilibrado, que ganhou destaque quando atuou com Gum na zaga, Diego Torres na armação e Léo Gamalho no comando de ataque. Era mais forte na marcação do que a equipe de Chamusca. Assim, venceu até o Cruzeiro em Belo Horizonte por 2 a 0, pela Copa do Brasil.
Com Cabo, base do CRB que enfrentou o Cruzeiro pela Série B — Foto: Arte/ge
Nesta competição, inclusive, Cabo participou da melhor campanha do CRB na competição, chegando à quarta fase.
Na Série B, comandou o time regatiano em 20 jogos, vencendo sete, empatando cinco e perdendo oito. A boa campanha fez o treinador receber uma proposta do Atlético-GO. Aceitou, foi anunciado no dia 7 de novembro e foi trabalhar na Série A do Brasileiro.
Ao todo, o atual treinador do Vasco comandou o CRB em 52 jogos, vencendo 21, empatando 15 e perdendo 17, aproveitamento de 50%.
Por Ge / Mac Cavalcante — Maceió / Foto : Gustavo Henrique / CRB