Depois de definir em janeiro a mudança do formato da Liga das Nações, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou nesta sexta (12) a sede das disputas masculina e feminina desta temporada. Em virtude da pandemia do coronavírus (covid-19), o torneio, que era disputado em países diferentes em cada uma das etapas, ocorrerá em formato de bolha sanitária na cidade italiana de Rimini entre os dias 25 de maio de 27 de junho.
2021 VNL Headed To Italy!
The world’s top #volleyball nations will compete in a single secure bubble for the duration of the event.
FULL STORY: https://t.co/ewJGM5WSzF#BePartOfTheGame pic.twitter.com/cSL4LBim2L
— Volleyball World (@FIVBVolleyball) March 12, 2021
Apesar da edição 2021 ocorrer em apenas um local, o formato do torneio segue o mesmo na primeira fase. Serão 124 jogos e cada seleção jogará 15 partidas. Porém, a FIVB definiu outra mudança importante na fase final. Somente quatro melhores seleções, ao contrário das seis anteriores, se classificam às finais. No dia 25 de junho, será conhecido o campeão feminino. E, 27 de junho, acontecerá a final do torneio masculino.
A pandemia do coronavírus forçou o cancelamento da edição de 2020 da Liga das Nações. Em 2019, os campeões foram os Estados Unidos no feminino e Rússia no masculino.
Edição: Carol Jardim
Fonte: Juliano Justo – Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional – São Paulo
Crédito de imagem: © Divulgação/FIVB