Empresa contratada com recursos do Profisco II para prestar consultoria em gestão pública, já começa os trabalhos e reuniões nas secretarias
Para tornar a gestão pública mais eficiente, com redução de gastos e qualificação nos serviços públicos, o governo estadual inicia mais uma etapa para aperfeiçoar seus trabalhos internos de governança. Estão sendo feitas reuniões nas secretarias com a nova empresa contratada para prestar consultoria no setor.
Com recursos advindos do Profisco II (Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil), o governo estadual contratou a empresa Steinbeis – Sibe do Brasil, para prestar consultoria em gestão pública, por um período de 13 meses. O grupo foi escolhido após processo de seleção, com custo de R$ 850 mil.
O diretor-executivo da empresa, Peter Dostler, está participando de reuniões nas secretarias estaduais ao longo da semana, para início dos trabalhos. “A empresa começou os trabalhos agora em março e vai enviar equipes ao Estado ao longo dos meses, além do contato direto pelo meio virtual, dos quais já estamos adaptados devido a pandemia”, explicou o superintendente de Gestão Estratégica da Secretaria de Governo, Thaner Nogueira.
O contato mais direto será com a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Sefaz), Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) e Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD), mas as estratégias irão envolver todas as pastas do Governo do Estado.
“O objetivo é melhorar ainda mais a gestão pública, com estratégias adequadas a este novo momento em função da pandemia, assim como melhorar nossos processos internos, fazendo os ajustes adequados, que nos trará uma gestão de mais resultados, em relação a prazos e serviços de qualidade à população”, descreveu Nogueira.
Melhorias
Um dos objetivos é melhorar ações de gestão pública, como no processo de compras (públicas), visão mais eficiente na gestão financeira, assim como redução de custos da máquina. “Vamos amadurecer este processo que começou em 2015, chegando agora para uma nova versão mais moderna e automatizada”.
O superintendente destacou que a consultoria vai trazer evolução para os gestores do Estado e assim gerar melhores resultados aos serviços e ações destinadas à população. “Começamos as reuniões ontem (03) e vamos a seguir até sexta para fazer esta apresentação, e depois vamos tocar o projeto”.
O diretor da empresa, Peter Dostler, destacou que Mato Grosso do Sul tem um grande potencial de crescimento e que chamou sua atenção a elaboração do projeto e contrato firmado. “Tenho mais de 20 anos de experiência em gestão pública e temos a intenção de transferir este conhecimento para as secretarias, que possuem profissionais competentes e qualificados”.
O diretor ainda acrescentou que os trabalhos terão como foco melhorar a prestação de serviços públicos à população, reduzir os curtos e tornar a gestão mais eficiente. “Planejar significa ter foco e o momento é de definir o foco até o final de 2022, se concentrando nas ações da Segov e Sefaz, que devem ser o farol da gestão”.
Profisco II
O projeto é mais uma iniciativa com recursos do Profisco II, que se trata de um programa criado para melhorar e modernizar o fisco estadual, assim como a gestão pública do Estado. Em Mato Grosso do Sul serão investidos US$ 47 milhões, obtidos junto ao BID (Banco Internacional de Desenvolvimento) e US$ 5,3 mi como contrapartida (governo estadual) em cinco anos.
Esta linha de crédito foi concedida pelo BID aos estados e ao Distrito Federal, com garantia do governo federal. Entre as ações previstas para usar estes recursos estão estudos para Parceria Público Privada (PPP), análise sobre investimentos, formas de reduzir custos e gastos na máquina pública, melhoria nas despesas e também na área tributária.
Leonardo Rocha, Subcom
Fotos: Edemir Rodrigues