Oficinas propõem aprendizado sobre tradição e cultura africana por meio da música

0
117

Buscando promover reflexões sobre a cultura africana e sua contribuição ao Brasil, começam nesta sexta-feira (12.03) as oficinas do projeto Tradição e Cultura Quilombola – Uma história através da música. A iniciativa é direcionada aos estudantes do ensino fundamental da Escola Quilombola Maria Arruda Muller, localizada em Santo Antônio de Leverger, mas está aberta para a participação da população em geral.

As oficinas serão oferecidas de maneira lúdica, apresentando as origens e o respeito à diversidade, bem como os elementos e conceitos  básicos  da linguagem musical em diferentes possibilidades de exploração dos sons. O projeto foi selecionado na categoria cultura e infância do edital MT Nascentes promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-M), com recursos federais da Lei Aldir Blanc.

Os temas abordados conduzem ao fortalecimento da cultura e da identidade do povo negro, incentivando o respeito e a autoestima. Para isso, o cronograma prevê acesso a conhecimento sobre geografia e história da África, repertório do folclore africano e brasileiro e instrumentos musicais de origem africana que foram trazidos ao país. Os participantes ainda aprenderão canto, musicalização e confecção de instrumentos com materiais recicláveis.

Na programação, que acontece nos dias 12, 17, 24 e 31 de março, serão liberados vídeos pelo canal do YouTube do projeto. A interação com os participantes e a realização de atividades sobre os temas serão realizadas via classroom do google. 

Para ter acesso aos materiais e aos links das oficinas, os interessados devem se inscrever gratuitamente até esta quinta-feira (11.03) pelo formulário disponível AQUI.

Serviço

Oficinas “Tradição e Cultura Quilombola – uma história através da música”

Data de realização: 12, 17, 24 e 31 de março

Inscrições gratuitas: http://bit.ly/2OffNOQ

Fonte: Cida Rodrigues Secel-MT
Crédito de imagem: