PAM passa a atender exclusivo para Covid a partir desta segunda-feira (29)

0
110
Foto: Ascom Prefeitura

A partir desta segunda-feira, dia 29 de março, o PAM (Pronto Atendimento Municipal) passará a atender somente pacientes com suspeita de Covid-19. Os casos de urgência e emergência deverão ser atendidos no PSF Rio Verde.

No PAM, uma estrutura de enfermaria foi montada para dar suporte ao Hospital São Lucas, com a internação de casos leves.

“Estamos conseguindo manter os casos ativos em número reduzido, mas temos casos que estão tendo complicações mais rapidamente, inclusive com casos graves em pessoas jovens e, por isso, a demanda por leitos de internação está sendo maior. Foi necessário estruturar o PAM para manter uma retaguarda ao Hospital São Lucas, ofertar na unidade oxigenioterapia se necessário e servir de suporte ao hospital para manter esses pacientes com qualidade e não correr o risco de faltar atendimento de internação para eles”, esclareceu a secretária de Saúde, Dra Fernanda Heldt Ventura.

Com a mudança, o PAM funcionará 24 horas, todos os dias da semana, com atendimento ao público das 6h às 18h. Já das 18h às 6h será o período de cuidados específicos aos pacientes já internados.

“A orientação à população é para que procure atendimento logo nos primeiros sintomas, pois entendemos que, assim, as chances de recuperação são maiores, evitando a evolução da doença e inclusive internações. E também reforçamos que é importante o cumprimento de todas as medidas de prevenção”, destacou Fernanda.

Nos PSFs I e II, no bairro Rio Verde, o atendimento de urgências e emergências será diário (de segunda a segunda), das 6h à meia-noite. Os moradores da região do Rio Verde que precisarem de atendimento deverão ir até os PSFs VII Primaveras e XVI Bieger Cidade Nova.

Os demais PSFs continuam com atendimento e serviços normais, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O PSF XI Tessele Junior mantém horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e sábado e domingo, das 14h às 20h.

O TeleLucas também está à disposição para atendimentos via whatsapp pelos telefones (65) 99978-1582 / 99235-5710 / 99238-5498.

Informações no site: www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/coronavirus

Fonte: Ascom Prefeitura/Carolina Matter