Poços de Caldas (MG), 25/03/2021. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na última quinta-feira (25/03), simulacro de arma, revólver, munições e uma faca com dupla em veículo durante fiscalização no sul de Minas. A apreensão ocorreu em Poços de Caldas (MG).
Durante o curso da Operação Integrada Caminhos de Minas II, foi dada ordem de parada ao veículo FORD/KA, que trafegava sentido SP a MG com dois ocupantes. Ao serem inquiridos, informaram que seguiam da capital paulista para Poços de Caldas/MG, onde fariam a escolta de uma carga de conteúdo desconhecido.
Após a verificação da documentação dos ocupantes e do veículo, foi questionado a ambos se possuíam curso de formação de vigilantes bem como a respectiva carteira nacional de vigilante, o que os habilitaria à execução do serviço de vigilância e escolta patrimonial. Os dois homens informaram que não possuíam qualquer habilitação ou registro para o exercício dessa profissão, e que teriam sidos contratados informalmente e enviados a Poços de Caldas, onde se encontrariam com o motorista da carga na porta de uma empresa.
Foram ainda questionados se traziam consigo ou no interior do veículo qualquer tipo de armamento, no que um deles afirmou que havia em sua mochila um simulacro de pistola, do tipo airsoft. O outro ocupante do veículo ostentava uma faca.
Após serem submetidos a busca pessoal, com nada sendo encontrado, a equipe deu início às buscas no interior do veículo, onde foi encontrado um revólver calibre 38 totalmente municiado com cinco cartuchos recarregados intactos, além de outros dois cartuchos. A arma não possui registro e nenhum dos ocupantes do veículo possui porte de arma.
Por não haver mais condutor ou pessoa responsável, o veículo foi encaminhado ao Pátio credenciado da Polícia Civil. Sendo assim, e considerando o porte de arma de uso permitido sem registro ou porte, os ocupantes receberão voz de prisão em flagrante delito, sendo cientificados das suas garantias constitucionais e apresentados, sem lesões aparentes, a delegacia de plantão.
A apreensão fez parte da Operação Caminhos de Minas II, que está sendo realizada pela PRF em parceria com a Polícia Militar de Minas de Gerais (PMMG) e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP). O objetivo é coibir a criminalidade violenta como, por exemplo, o narcotráfico, o roubo de cargas e os crimes ambientais.