Na manhã deste sábado (20), a PRF realizou duas apreensões de vinho importado sem a documentação de importação. As ocorrências foram registradas na rodovia Régis Bittencourt, região de Registro-SP.
Por volta das 08h55, no km 525 da BR 116, em Barra do Turvo-SP, os policiais abordaram um caminhão Mercedes Benz 1113, com placas de Pato Branco-PR, conduzido por um homem de 37 anos. Ele informou que seguia de Pato Branco com destino a São Paulo. No baú do caminhão foram encontradas 400 caixas de vinho importado, totalizando aproximadamente 4800 garrafas, sem nota fiscal.
Logo na sequencia, às 09h05, no km 439, em Registro-SP, outra equipe PRF abordou um utilitário Fiorino, placas de Santa Bárbara D´Oeste-SP, conduzido por um homem de 49 anos. No compartimento de carga do utilitário foram encontradas 264 garrafas de vinho. O condutor informou que estava vindo do Paraná e seguia para Guarulhos-SP.
Ao contrário do motorista do caminhão, que não apresentou nenhuma nota fiscal, o condutor da Fiorino apresentou uma nota fiscal emitida em 19/03/2021. Entretanto, a falsidade do documento fiscal se tornou perceptível por um erro de português na descrição do veículo que realizava o transporte. No campo “Espécie”, o falsificador lançou a palavra “CAMINHETE”, quando deveria lançar “CAMINHONETE”. Esta informação falsa despertou a suspeita dos policiais, que ao verificarem a regularidade do documento no sistema fazendário, constataram que a nota fiscal apresentada era falsa.
Além disso, o condutor da Fiorino estava com a CNH cassada.
Os dois veículos e as respectivas cargas foram lacrados e apreendidos, para entrega na Delegacia da Receita Federal. Os dois condutores foram ouvidos e liberados. Além de ter a Fiorino e a carga de vinho apreendidas, o condutor ainda foi autuado por conduzir veículo com CNH cassada.