O ex-deputado federal Adilton Sachetti (Republicanos), de 65 anos, ainda sofre as sequelas da Covid-19. Fora da UTI, ele realiza sessões de fisioterapia para “voltar a rotina” e reaprende a andar.
O parlamentar foi infectado com a doença em janeiro e ficou intubado por 20 dias. Ele só deixou a Unidade de Terapia Intensiva em 23 de fevereiro.
Nesta quarta-feira, “viralizou” nas redes sociais um vídeo do ex-prefeito de Rondonópolis dando os primeiros passos desde que se internou com a Covid-19. Ele faz um percurso pequeno, dando passos lentos e tendo alguma dificuldade, sendo amparado por duas profissionais da saúde.
Porém, o trajeto e muito comemorado pelo ex-deputado e pela equipe que o acompanha. “Irru”, celebrou Sachetti, vibrando com a conquista.
A auxiliar que acompanhava a fisioterapia destaca o empenho dele no exercício. “Foi na força dele. Eu não fiz força nenhuma”, explicou.
DRAMA
Sachetti foi diagnosticado com Covid-19 em meados de janeiro, quando passava férias em São Paulo. No dia 23 daquele mês, deu entrada na UTI do Hospital Beneficência Portuguesa e precisou ser intubado.
O quadro dele se agravou porque apresentou problemas renais, sendo necessário fazer hemodiálise. Aos poucos, ele foi apresentando melhoras e, em 12 de fevereiro, foi “extubado” e saiu do coma.
Em 23 de fevereiro, já curado da Covid e recuperando as principais funções respiratórias, o ex-deputado deixou a UTI, mas seguiu internado. Em um leito clínico, ele realiza sessões de fisioterapia para recuperar movimentos e melhorar a respiração.
Por Folha Max