Consórcio Vale do Teles Pires e Norte Mato-grossense solicitam ao Estado a ampliação das UTIs Covid

0
149
Hospital Metropolitano passa a contar com 109 leitos de UTI para o atendimento de pacientes com coronavírus. - Foto por: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

Os consórcios de saúde Vale do Teles Pires e Norte Mato-grossense encaminharam ao Governo do Estado de Mato Grosso, ofício solicitando a ampliação no número de leitos destinados ao tratamento da Covid-19.

O documento, assinado pelos prefeitos dos 21 municípios, será entregue ao governador Mauro Mendes e ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi.

De acordo com o presidente do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, prefeito de Santa Carmem, Rodrigo Frantz, a ampliação no número de leitos, tem como objetivo atender ao avanço da Covid na região.

“Sabemos dos esforços do Governo do Estado e dos municípios em abrir novos leitos, mas infelizmente, com o agravamento da doença e a necessidade de internação, não estão sendo suficientes.”

Além das UTIs, o ofício também solicita a abertura de no mínimo 100 novos leitos clínicos de enfermaria, que dariam suporte, tratando dos casos mais leves e moderados da doença.

Segundo o presidente, juntos, os dois consórcios representam mais de 600 mil habitantes e toda a infraestrutura implantada na região, atende a uma macro região formada por 30 municípios.

Atualmente, a região do Teles Pires possui 76 leitos de UTI, sendo 35 em Nova Mutum, 29 em Sinop, 10 em Lucas do Rio Verde e dois em Sorriso, com o compromisso de abrir mais 15.

“Não somente pela força econômica da região, que tem participação significativa no PIB do Estado, mas pela nossa população, que representa aproximadamente um quinto da população mato-grossense”, ressaltou Frantz.

No dia 30 de março, quando o ofício foi elaborado, o estado contava com 100% de ocupação dos leitos de UTI, fila de espera de 192 pacientes e 7.575 óbitos, segundo relatório da Secretaria de Estado de Saúde.

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Norte Mato-grossense, prefeito de Nova Canaã do Norte, Rubens Roberto Rosa, ressaltou que todas as ações são importantes, mas o apoio da população é essencial no combate ao vírus.

“Estamos trabalhando em todas as frentes, buscando o apoio do Estado na ampliação dos leitos, cumprindo com as determinações do decreto e cobrando da população que se conscientize, mantendo os cuidados pra evitar a contaminação.”

O Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires é formado por 15 municípios da Região Médio-norte do Estado, Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Santa Rita do Trivelato, Vera, Santa Carmem, União do Sul, Nova Maringá, Cláudia, Nova Ubiratã e Feliz Natal.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Norte Mato-grossense é formado por seis municípios, Colíder, Itaúba, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita Jose e Nova Santa Helena.

Fonte: Assessoria CPSVTP