Fundo Positivo abre financiamento para projetos da sociedade civil

0
84

Organizações da sociedade civil com ações voltadas para prevenção e combate à violência doméstica, apoio à saúde da população idosa, autocuidado e saúde mental, além de atividades de prevenção e cuidados em HIV/Aids, podem participar de edital de financiamento do Fundo Positivo, lançado nesta segunda-feira (26).

O 8º edital da entidade, com o tema “Sensibilização Comportamental e Saúde Digital: Prevenção e Cuidados no Campo das IST’S/HIV/AIDS, Saúde Sexual Reprodutiva”, está com inscrições abertas até 28 de maio.

No total, 15 organizações serão selecionadas para receber cerca de R$ 40 mil, podendo ser de qualquer região do país.

“A pandemia expõe e agrava muitas situações de vulnerabilidade. O objetivo é contribuir para que as ações das ONGs [organizações não governamentais] sejam realizadas neste ano, período de dificuldades de captação de recursos e quando devemos olhar com mais atenção para o morador em situação de rua que vive com HIV/Aids, idosos LGBTQI+ e mulheres vítimas de violência doméstica”, afirma Harley Henriques, coordenador geral do Fundo Positivo.

Em relação à saúde mental, o Fundo Positivo pretende financiar ações para diminuição de quadros de depressão, ansiedade, síndrome do pânico e luto. Muitos desses casos foram agravados durante a pandemia de covid-19. Henriques explica que “um atendimento online com psicólogo ou psiquiatra ou uma terapia comunitária virtual são exemplos de projetos que podem concorrer”.

A saúde dos idosos LGBTQI+ e daqueles que estejam vivendo com HIV/Aids é outra questão de destaque deste ano. De acordo com o Fundo, a expectativa é que haja ações voltadas para estimular os idosos na realização de testagem para diagnóstico precoce da infecção pelo HIV/Aids e sensibilizar para importância da adesão ao tratamento.

As inscrições podem ser feitas pela internet.

Edição: Lílian Beraldo

Fonte: Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil – São Paulo
Crédito de imagem: