A segunda rodada da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino teve início nesta quarta-feira (21) com vitória do Palmeiras sobre o Avaí/Kindermann, atual vice-campeão, por 3 a 0 no estádio Carlos Alberto Costa Neves, em Caçador (SC). O Internacional também ganhou fora de casa: 2 a 0 sobre o Bahia no estádio de Pituaçu, em Salvador. O Real Brasília, por fim, derrotou o Botafogo no estádio Ciro Machado do Espírito Santo, mais conhecido como Defelê, na capital federal.
As Palestrinas tiveram o controle do jogo em Caçador. Aos 17 minutos, a lateral Bruna Calderan lançou a centroavante Bia Zaneratto, que dividiu com a goleira Bárbara e levou a melhor. A bola sobrou para Chú, quase na pequena área, mas a atacante bateu fraco e a zagueira Carla, pouco antes da linha, salvou as anfitriãs. Aos 22 minutos, em nova investida alviverde, a meia Duda Santos acertou o travessão.
3 PONTOS! 💪
Conquistamos a nossa primeira vitória no @BRFeminino! Com gols de Camilinha, Bia Zaneratto e Carol Baiana, vencemos o Avaí/Kindermann fora de casa!VAMOS, PALESTRINAS! 🐷#AvantiPalestrinas #AVAxPAL pic.twitter.com/IcnEPbAoAU
— Palmeiras Feminino (@Palmeiras_FEM) April 21, 2021
A missão do Avaí/Kindermann ficou mais complicada aos 34 minutos, com a expulsão de Bárbara por reclamação, dando lugar à goleira reserva, Letícia. Cinco minutos depois, Bruna Calderan cruzou rasteiro pela direita e Duda Santos chutou de primeira, para boa defesa de Letícia. Aos 40, enfim, o Palmeiras balançou as redes. A meia Camilinha tentou cruzar pela esquerda e acabou encobrindo a arqueira das Leoas.
Na etapa final, as catarinenses quase empataram logo no primeiro minuto, mas a goleira Taty Amaro evitou o gol de Larissa, frente a frente com a atacante. O Verdão respondeu quatro minutos depois, com Bia Zaneratto sendo derrubada na área pela zagueira Siméia. A própria Imperatriz bateu o pênalti e converteu.
As alviverdes diminuíram o ritmo, mas mantiveram a partida sob controle e aumentaram a vantagem no final. Aos 43 minutos, após cruzamento rasteiro pela direita, quase da linha de fundo, a atacante Carol Baiana – que perdeu uma grande oportunidade na cara de Letícia um minuto antes – mandou para as redes.
Real Brasília 1 x 0 Botafogo
No Distrito Federal, o Botafogo teve duas boas chances para abrir o placar contra o Real Brasília no estádio Defelê. Aos quatro minutos, a atacante Kelen cobrou pênalti e a goleira Flávia defendeu, desviando a bola na trave esquerda. Aos 24, a meia Vivian, na pequena área, cabeceou no travessão.
🗣 Fala, Flávia! #OsonhoéReal pic.twitter.com/rdcYB3hOsG
— Real Brasília Futebol Clube (@realbrasiliaofc) April 21, 2021
Na etapa final, as Leoas do Planalto balançaram as redes logo na primeira oportunidade real. Aos seis minutos, na sequência de uma bola recuperada na esquerda, a atacante Gadú foi lançada na área e chutou na saída da goleira Rubi. Aos 38, a atacante Marcela Guedes quase ampliou em jogada individual na área, mas Rubi, com a ponta dos dedos, evitou o gol.
Nos acréscimos, o Botafogo teve a chance do empate em cabeçada da zagueira Karen no travessão. No rebote, a meia Gaby Louvain desviou e Flávia fez grande defesa, em cima da linha, garantindo a primeira vitória do Real Brasília na história da Série A1 do Campeonato Brasileiro.
Bahia 0 x 2 Internacional
O duelo em Pituaçu começou equilibrado, com o Inter, aos poucos, marcando mais presença no campo de ataque que o Bahia. Aos 34 minutos, a volante Juliana ficou com a bola rebatida de uma cobrança de escanteio e, dentro da área, finalizou rente ao travessão. Foi a chance mais clara de gol até os 40, quando Leidy bateu falta pela direita e a também lateral Belinha, de cabeça, abriu o placar para as gurias coloradas.
(BAHxINT) ⏰ 49’/2T: FIM DE PAPO! A VITÓRIA É NOSSA! ✅💪 As Gurias Coloradas conquistam o seu primeiro triunfo no Brasileirão A1 2021, batendo o Bahia por 2 a 0, no Estádio Pituaçu. Gols marcados por Belinha e Wendy. #VamoInter #GuriasColoradas 🇦🇹 pic.twitter.com/vZvKDwPyPM
— Gurias Coloradas (@ColoradasGurias) April 21, 2021
As Mulheres de Aço tiveram a chance do empate nos acréscimos, mas a atacante Moretti, da entrada da área, livre, chutou rasteiro, à esquerda da meta das gaúchas. No segundo tempo, a atacante Priscila acertou a trave esquerda do Inter aos três minutos, de falta. As visitantes foram mais eficientes. Aos 18 minutos, Shashá cruzou pela direita e a também atacante Wendy Carballo concluiu, fechando o marcador em Pituaçu.
Edição: Cláudia Soares Rodrigues
Fonte: Lincoln Chaves – Repórter da TV Brasil e Rádio Nacional – São Paulo
Crédito de imagem: © Andrielli Zambonin/Avaí Kindermann/Direitos reservados